Buracos

Moradores protestam com humor em avenida no bairro Alto do Turu

Indignados com buracos na Avenida 1, moradores colocaram três bonecos na via, em São José de Ribamar; objetivo é chamar a atenção das autoridades

NATÁLIA REIS / O ESTADO DO MARANHÃO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Bonecos colocados na via por moradores chamam atenção para problemas
Bonecos colocados na via por moradores chamam atenção para problemas

SÃO LUÍS - Asfalto de qualidade na Avenida 1, no Alto do Turu? Os moradores nunca viram. A via é alvo de reclamações por todos que passam pelo local. Eles lamentam que, há mais de oito anos, não veem serviços de infraestrutura feitos no bairro, algo que tem gerado revolta em quem usa a avenida, que dá acesso a vários bairros.

Buracos de todos os tamanhos e profundidades podem ser vistos do começo ao final da via. Porém, as crateras existentes são as que mais causam problemas em motos e carros que trafegam pelo local. Os usuários relatam que precisam trocar as peças dos veículos com frequência.

“Moro aqui há muito tempo e nunca vi essa avenida sem buraco. Tenho que trocar as peças e pneus da minha moto quase sempre, porque os buracos aqui dessa via prejudicam meu veículo, e sou eu que pago”, disse o morador Delzamar Fernandes.

Os usuários revelam que acham injusta a situação que enfrentam diariamente, visto que pagam todos os anos o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para que tenham vias trafegáveis e em condições ideais. Mas não é isso o que vem ocorrendo.

O monitor Joel Martins, que mora próximo ao local, disse não aguentar mais a situação e, por conta disso, pretende vender a casa. “Meu carro está na garagem. Não o tiro porque sei que terei prejuízo. Isso é uma vergonha, me privar de usar meu meio de transporte por causa dessa buraqueira”, disse ele.

Buracos dificultam a passagem de veículos na via no Alto do Turu
Buracos dificultam a passagem de veículos na via no Alto do Turu

Protesto
Indignados, e para chamar a atenção das autoridades, os moradores da Avenida 1 resolveram fazer um protesto bem-humorado. Três bonecos foram colocados em um trecho da via. Um deles foi posto só com as pernas para o ar, como se tivesse sido engolido pelo buraco, com a frase: “Já paguei meu IPVA”. Outro faz alusão ao prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva. O último boneco estampa a palavra “pescador”, uma referência às pequenas lagoas que se formam na avenida quando chove.

“Vergonha. É assim que vejo esse problema aqui, que há bastante tempo faz parte do nosso cotidiano. Nós do Alto do Turu já desistimos de ver essa avenida sem buracos. Já estamos cansados de fazer abaixo-assinados para melhorias aqui. Fizemos fotos e enviamos para a Prefeitura de São José de Ribamar, mas o que percebo é que o prefeito deixou nossas reivindicações arquivadas, e o que nos resta é esperar”, disse o motorista Rubens Santos Pacífico.

Outro lado
Em nota, a Prefeitura de São José de Ribamar informa que já foi concluído o levantamento das necessidades citadas na matéria e que a avenida também já compõe o cronograma de obras e serviços de reconstrução da malha viária da cidade.

Veículos têm dificuldade de trafegar pela Av. 1 por causa da quantidade de buracos
Veículos têm dificuldade de trafegar pela Av. 1 por causa da quantidade de buracos

Danos e indenização

Segundo a lei, as pessoas que tiverem danos devido a problemas em ruas e avenidas podem pedir indenização, uma vez que a responsabilidade de melhorias pertence a órgãos da administração pública.
Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.