Religioso

Arcebispo assassinado de El Salvador será canonizado

Óscar Romero foi assassinado por um esquadrão da morte de direita em 1980 e se consolidou como um ícone da Igreja Católica na América Latina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

EL SALVADOR - O arcebispo salvadorenho Óscar Romero será canonizado, informou o Vaticano ontem. Ele foi assassinado por um esquadrão da morte de direita em 1980 e se consolidou como um ícone da Igreja Católica na América Latina.

O Papa Francisco anunciou a decisão em reunião de cardeais, convocada para dar a aprovação final a diversos casos de santidade.

Romero foi morto a tiros no dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava uma missa na capela de um hospital em El Salvador. Ele frequentemente denunciava a repressão e pobreza em seus sermões.

O assassinato foi um dos mais chocantes do longo conflito entre uma série de governos apoiados pelos Estados Unidos e rebeldes de esquerda, durante o qual milhares de pessoas foram assassinadas por esquadrões da morte de direita. Ninguém nunca foi julgado por sua morte.

Francisco, o primeiro papa latino-americano, colocou Romero no caminho da santidade em 2015, dizendo ao beatificá-lo que ele havia sido assassinado "por ódio à fé".

O papa disse que Romero deveria ser declarado santo, depois que a comissão médica e teológica do Vaticano aprovou um milagre atribuído a ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.