Estado Maior

Ingratidão tira afeição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Tem incomodado muito os aliados que ainda se mantêm nas hostes comunistas o histórico de ingratidão que marca a curta carreira política do governador Flávio Dino (PCdoB). Aos poucos, o comunista vai criando uma imagem de traidor e de pouco afeito à gratidão àqueles que se dedicam - ou se dedicaram - a construir sua imagem política.
A decepção com a postura ingrata de Flávio Dino não vem apenas do ex-governador José Reinaldo Tavares - último a admitir que, de Dino, não poderia esperar nada que tivesse relação com a gratidão - mas de vários políticos que estiveram, ou que ainda estão ao lado do governador.
A família do ex-governador Jackson Lago jamais perdoou Dino pelo que ele fez em 2010, quando saiu pelo Maranhão a criticar a imagem do líder pedetista em nome de sua própria eleição. O senador Roberto Rocha também se ressente de ter sido abandonado após a campanha de 2014; o ex-prefeito Sebastião Madeira ainda teve de suportar a perseguição do próprio governo que ajudou a eleger.
Situação ainda mais grave é a do deputado federal Waldir Maranhão (Avante), que se desmoralizou nacionalmente ao fazer favor para Dino e, hoje, é ignorado em seus pleitos eleitorais.
Por todo esse histórico, muitas lideranças temem ser a próxima vítima da ingratidão de Flávio Dino, que só tem olhos para os seus. E como se dizia nos tempos da vovó: “Ingratidão tira afeição”.

Base incomodada
Além da perda de lideranças políticas de peso em seu palanque, o governador Flávio Dino corre o risco de perder a base de prefeitos que tem.
O governo já não tem mais prazo legal para convênios e nem tem recursos para viabilizar parcerias, o que tem deixado preocupado os gestores.
E a tendência de muitos já é a de se mostrarem desconfiados com as promessas do comunista.

Traição interna
Nenhuma ação de ingratidão de Flávio Dino foi tão intensa quanto as que marcaram as eleições municipais de Imperatriz e Barreirinhas.
Na Região Tocantina, Dino impôs humilhação ao seu próprio candidato do PCdoB, impondo uma candidatura do PDT aos imperatrizenses, que rejeitaram a idéia.
Em Barreirinhas, obrigou o PDT a retirar a candidatura à reeleição do prefeito Leo Costa, em nome do apoio a um ex-sócio, também rejeitado pela população.

Ingratidão
Lugar-tenente de Flávio Dino e mente por trás de ações do governador, o secretário Márcio Jerry atribui à família Macedo o afastamento de José Reinaldo.
Os Macedo, cujo patriarca é o empresário e pecuarista Dedé Macedo, foi um dos maiores financiadores da campanha de Flávio Dino nas eleições de 2010 e 2014.
E beneficiaram pessoalmente inclusive o próprio Jerry, que agora age com a mesma ingratidão que marca a postura do governador.

Próxima?
A deputada federal Eliziane Gama (PPS) - que se oferece dia após dia ao governo Flávio Dino - pode ser a próxima vítima do comunista.
Sob a orientação de Dino, a cúpula do Palácio dos Leões começou a incensar uma candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB).
A ideia é ter o socialista - vinculado a Dino desde os tempos de Sindicato dos Bancários - como segunda opção na chapa do governador.

Cada um por si
O PTB maranhense tomou uma decisão que chama atenção pela dúvida que desperta sobre o seu caminho político.
A cúpula do partido agendou para 10 de março uma filiação em massa de pré-candidatos a deputado federal e estadual.
Mas liberou todos a fazer campanha para o seus próprios candidatos a governador e a senador, sem vinculação oficial com nenhum candidato específico.

DE OLHO
R$ 3,1 mil
Era o valor que cada deputado ganhava por mês da Assembleia com o auxílio-moradia, exinto ontem

DEM em jogo
Ganhou proporções nacionais a disputa pelo comando do DEM maranhense.
O ex-governador José Reinaldo Tavares tem agenda para se filiar à legenda, mas quer o controle do diretório estadual, hoje nas mãos do deputado federal Juscelino Filho.
Um dos trunfos de Tavares é povoar o DEM maranhense com deputados federais e estaduais, prefeitos e, até mesmo, um possível candidato a governador.


E MAIS

• Com data marcada para filiação no PDT, o médico e suplente de deputado estadual Yglesio Moyses também participou da reunião de pré-candidatos no PTB.

• O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, foi convidado a se filiar no DEM, mas teme contrariar o seu novo patrão, o governador Flávio Dino.

• Principal articulador da campanha de Jair Bolsonaro no Maranhão, o médico Alan Garcez quer ser candidato ao Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.