Estado Maior

Abraço de afogados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

A guerrinha de bastidores entre aliados do senador Roberto Rocha (PSDB) e entusiastas da candidatura do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) tem sido estimulada por setores do governo Flávio Dino (PCdoB). Os comunistas sabem que Braide é um potencial candidato a governador e que o apoio de Rocha, com o seu PSDB, torna a disputa absolutamente imprevisível. Isso sem contar o fato de precisarem lidar com a ameaça da força política e do carisma da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).
Para alimentar a discórdia entre rochistas e braidistas, os comunistas apelam para um dos pontos mais evidentes no perfil do senador tucano: a vaidade. E estimulam também uma amplificação da crítica ao principal erro político cometido por Eduardo Braide nas eleições de 2016: o desprezo pela classe política na disputa pela Prefeitura de São Luís.
O disse me disse começou ainda em julho do ano passado, quando as pesquisas passaram a incluir o nome do deputado estadual nas pesquisas de intenção de votos. Desde então, o parlamentar passou a figurar à frente de Rocha.
A performance de Braide incomodou os aliados do senador, que acabaram sucumbindo aos encantos do discurso dos aliados de Flávio Dino. Sobretudo pelo fato de o senador não ter atingido números significativos em nenhum levantamento.
Nesta semana, as alfinetadas rochistas foram intensificadas, sempre batendo na questão da relação política de Braide em 2016. E o bombardeio tem sido comemorado no Palácio dos Leões. Que, obviamente, espera por um abraço de afogados.
Números realistas mostram polarização entre Dino e Roseana para o governo, cenário desesperador para os aliados do comunista, capazes de qualquer artimanha para mudar essa realidade.

Sem conhecimento
O deputado Adriano Sarney (PV) rebateu as críticas feitas pelo líder do governo de Flávio Dino, Rogério Cafeteira, sobre o rombo de R$ 1,1 bilhão nas contas do Maranhão.
Adriano fez questão de lembrar que de economia não entendem nem Dino e nem Cafeteira e, devido a isso, apresentam dados inexistentes.
“Não vou responder às asneiras de Cafeteira. Nem Flávio Dino entende de economia, muito menos ele, que é líder do desgoverno. Se quiserem um debate sério, faremos”, disse.

Guerrinha
Uma guerra surda em plena efetivação está sendo travada pelo comando do DEM no Maranhão.
Embora o presidente atual da legenda, Juscelino Filho, negue que esteja em disputa com o colega José Reinaldo Tavares, a crise é aberta.
E o clima de tensão só aumenta com o silêncio do governador Flávio Dino em relação ao futuro de José Reinaldo.

Dois caminhos
A questão no DEM maranhense é o projeto traçado para o partido por cada um dos seus líderes em disputa.
José Reinaldo quer o controle da legenda para viabilizar seu projeto de candidatura ao Senado, que parece enfrentar resistências do Palácio dos Leões.
Juscelino, por sua vez, já fechou com o governo comunista, independentemente da posição que o DEM ocupará na montagem da chapa.

Só depois
O ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira deixa claro o caminho do PSDB nas eleições de outubro.
Para ele, o senador Roberto Rocha é o candidato irreversível do partido para a batalha do primeiro turno.
No segundo turno, diz Madeira, “a gente analisará o candidato que melhor englobar os nossos projetos”.

Truculência
Acusado de truculência e arbitrariedade até pelas demais companhias da Polícia Militar, o BPRV, responsável pelas ações de trânsito, pode ser alvo de investigação na Assembleia.
O deputado Edilázio Júnior (PV) denunciou os abusos do batalhão na tribuna da Casa, revelou a guerra entre policiais e pediu providências do Legislativo.
O BPRV se transformou em uma espécie de coletores fardados do governo Flávio Dino, agindo para arrecadar dinheiro de impostos.

DE OLHO
R$ 83 milhões

É o valor do repasse que o Governo Federal vai fazer aos municípios maranhenses, fruto de crédito ao FPM

Fake news
O Tribunal Regional Eleitoral mostra preocupação com as chamadas fake news, espécies de factoides gerados contra adversários nas campanhas eleitorais.
Este ano, a Justiça Eleitoral decidiu criminalizar as fake news e prevê punição séria para quem for pego na prática.
A grande preocupação do TRE é com as empresas que são contratadas apenas para gerar debates artificiais nas redes sociais.


E MAIS

• A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) mostra entusiasmo em relação ao próprio desempenho nas pesquisas eleitorais sobre a disputa no Maranhão.

• O presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum, decidiu mesmo assumir o interesse em disputar novamente o comando do Legislativo municipal.

• Dois anos depois, descobriu-se que o procurador Rodrigo Maia, de fato, retirou um processo da 4ª Vara da Fazenda, para usar contra Wellington do Curso, em 2016, na mídia palaciana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.