Tráfego seguro

Transporte marítimo tem fiscalização intensificada

Ação, realizada pela Capitania dos Portos, faz parte da Operação Verão, que está em vigor desde o dia 15 de dezembro e segue até 19 de fevereiro; não houve registro de acidentes; 10 embarcações foram autuadas

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Objetivo é averiguar embarcações de transporte de passageiros e de passeio
Objetivo é averiguar embarcações de transporte de passageiros e de passeio (capitania)

A Capitania dos Portos do Maranhão intensificou a inspeção dos transportes marítimos neste período que antecede o Carnaval.
A ação faz parte da Operação Verão, que já está em vigor desde o dia 15 de dezembro do ano passado e será executada até uma semana após o carnaval, dia 19 de fevereiro, e tem o objetivo de averiguar embarcações de transporte de passageiros, como ferry-boats; esportes e recreios, as exemplo lanchas e jet ski, para manter a segurança dos passageiros e condutor. Não houve registro de acidente.

De acordo com o capitão Márcio Dutra, comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, durante as fiscalizações 1.100 embarcações foram abordadas e 10 detidas para se adequar as exigências de segurança. “A operação é voltada para segurança na navegação, combater a poluição hídrica e salvaguardar a vida humana no mar durante o período de férias escolares. A proposta das fiscalizações é de cunho administrativo e educativo, de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados no mar para evitar acidentes e até mesmo mortes no ambiente marítimo”, ressaltou Dutra.

O comandante explicou quais os cuidados que os condutores e os passageiros devem ter no mar e como denunciar irregularidade nas embarcações. “O condutor deve se manter sempre íntegro. Todos devem utilizar equipamentos de segurança pessoal apropriados e ter cautela no tráfego, principalmente em áreas onde há um grande número de banhistas. Caso o banhista suspeite de qualquer irregularidade no condutor ou na embarcação, pode ligar imediatamente no 0800 098 84 32 e oficializar uma denúncias. Em casos de emergência no mar o telefone é 185”, finalizou Dutra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.