Mudanças no discurso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Aos poucos, o discurso dos neoaliados do governador Flávio Dino (PCdoB) vai mudando. Desta vez, foi o presidente do DEM, deputado Juscelino Filho, que decidiu abrandar um pouco as condições que vinha estabelecendo para manter o partido na base de apoio do comunista.
Antes de receber a presidência do Fundo de Aposentadoria dos Servidores do Estado (Fepa), Juscelino Filho colocava como condição somente o espaço na chapa majoritária, para o deputado Zé Reinaldo Tavares ser candidato a senador.
Alguns cargos depois, Juscelino diminui suas intenções e agora diz que o DEM terá espaço na chapa majoritária, sim, mas sem necessariamente ser Zé Reinaldo, que oficialmente ainda não se filiou ao Democratas.
Pelo andar da carruagem, o presidente do DEM deverá repetir a decisão tomada pelo PDT em 2014, quando já tinha a vaga de candidato a vice-governador na chapa do comunista. Na ocasião, o PDT foi preterido e a vaga de vice ficou com o PSDB.
E assim como faz Juscelino Filho, o deputado Weverton Rocha chegou a pressionar, trouxe o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, mas no fim, para ficar com Dino, os pedetistas tiveram que se contentar com mais alguns espaços prometidos no governo comunista.

Descartado I
Pelo que vem dizendo Juscelino Filho após ganhar a presidência do Fepa, o deputado Zé Reinaldo Tavares agora não é mais o plano A do DEM.
Esse descarte do deputado deve ser uma das exigências apresentadas pelo governador Flávio Dino aos democratas.
Há muito se sabe que Dino anda afastado de Zé Reinaldo, considerado o padrinho político do comunista.

Descartado II
O próprio Flávio Dino, em entrevista, já havia dito que não acertou com o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia, que daria espaço para Tavares ser candidato a senador.
Segundo Dino, Maia somente comentou a respeito do interesse do seu partido em ter o deputado como candidato ao Senado.
Ou seja, Flávio Dino já sugeriu que Zé Reinaldo não tem espaço garantido na chapa do comunista.

Foco?
Alheio aos problemas da Saúde no Maranhão, sobretudo com a morte de pacientes em tratamento de hemodiálise, o governador Flávio Dino (PCdoB) se concentra no caso Lula.
Em seu perfil em rede social, ele comentou a decisão da Justiça Federal de colocar para leilão o tríplex que motivou a condenação de mais de 12 anos de prisão do ex-presidente.
Dino se debruça sobre o caso, ataca a Justiça e sugere articulação política de magistrados. Enquanto isso, no Maranhão...

Continuação
E a novela judicial em torno do prefeito afastado de Bacabal, Zé Vieira (PP), continua e parece estar longe do fim.
Em outra decisão do Tribunal de Justiça, o afastamento do prefeito foi confirmado, e assim permanece no comando do município o vice-prefeito, Florêncio Neto.
Diante desse impasse judicial, o deputado Roberto Costa (MDB) ainda tenta assumir o comando de Bacabal. Costa foi o segundo candidato mais votado em 2016.

Saldo positivo
São Luís é a quinta cidade brasileira que mais criou vagas de empregos formais em 2017. Foi um saldo de pouco mais de 2.600 carteiras assinadas.
Segundo os dados do Ministério do Trabalho, os setores que mais contribuíram para o saldo positivo foram o de serviços, o da construção civil e o da administração pública.
Foram analisados os dados de desemprego e emprego em 5.600 municípios brasileiros.

Apoio
A vereadora e ex-prefeita do município de Timon, Socorro Waquim, declarou apoio à pré-candidatura do deputado estadual Edilázio Júnior (PV) à Câmara Federal.
O anúncio ocorreu no último fim de semana, numa reunião com o grupo político da ex-prefeita.
Waquim também anunciou a sua pré-candidatura para a Assembleia Legislativa.

DE OLHO

R$ 31,1 milhões é o valor que o governo do Estado já arrecadou nos 30 primeiros dias de janeiro, somente com o IPVA.

E MAIS

• O PT também já anda mudando o discurso. Antes a sigla queria brigar por espaço na chapa majoritária de Dino. Hoje se preocupa apenas em ampliar as bancadas estadual e federal.

• A Câmara Municipal de São Luís vai iniciar o recadastramento de servidores logo após a volta do recesso parlamentar.

• O Legislativo municipal também vai instituir o ponto eletrônico.
As duas medidas fazem parte de um acordo entre o Judiciário e Câmara de Vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.