PH

Mais Lava Jato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Sérgio Moro
Sérgio Moro

O juiz federal Sérgio Moro julgará, no fim de março, a segunda ação apresentada pela força-tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No processo, o petista é acusado de receber vantagens indevidas da empreiteira Odebrecht. A segunda decisão de Moro sobre o ex-presidente deve ser proferida em data próxima à finalização do caso tríplex no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A acusação do processo a ser julgado em março trata de um prédio de R$ 12 milhões, comprado pela Odebrecht na zona sul de São Paulo, supostamente destinado a abrigar a sede do Instituto Lula.

Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello, e o escritor Wilson Marques, que estão à frente do lançamento da nova edição da obra infantil “O Tesouro de D. José e outros contos”, do escritor maranhense Josué Montello.
Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello, e o escritor Wilson Marques, que estão à frente do lançamento da nova edição da obra infantil “O Tesouro de D. José e outros contos”, do escritor maranhense Josué Montello.

Livro de Josué
Amanhã, será lançado na Casa de Cultura Josué Montello o livro “O Tesouro de D. José e outros contos”, do escritor maranhense Josué Montello.
Lançada originalmente em 1944 e desde então distante do grande público, esta é a primeira obra do autor de “Os Tambores de São Luís” dirigida para crianças e jovens leitores.
Agora publicado pela editora Mercuryo Jovem, com organização do escritor Wilson Marques, o aguardado livro reúne sete contos belamente ilustrados pela artista Paola Brunelli.

Livro de Josué 2
O lançamento da publicação faz parte das ações em homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor, por meio da Casa de Cultura Josué Montello, numa parceria com a Casa do Autor Maranhense e apoio cultural da Cemar.
Para este ano, quando a Casa Josué Montello festeja 35 anos de fundação, estão previstos ainda o lançamento de mais duas obras de Montello: “Janelas Fechadas”, seu primeiro romance, e o segundo volume da coletânea de crônicas sobre autores maranhenses que o escritor publicou no Jornal do Brasil entre os anos de 1966 a 1992.

Bicho na TV
Na semana passada, a TV Assembleia Legislativa do Maranhão fez interessante reportagem (com ótima repercussão) sobre o Bicho-Terra. A matéria já foi exibida no canal aberto 51.2 e na TVN, canal 17, e está disponível nas redes sociais do órgão e também no site e canal do Youtube.
Produzida e executada pelo jornalista Evandro Júnior, a reportagem trouxe novas abordagens sobre a história do bloco mais popular e original do Maranhão, com enfoque também nos bastidores da confecção de fantasias e na parte administrativa.
Além de destacar o ateliê de costura, a matéria traz passagens da transformação da palha de buriti em vestimentas. Além disso, mostra a nova coreografia, criada para uma das novas músicas. E também revela o novo integrante da trupe, que é o Bicho-Juçara, na cor roxa.

Marco Túlio em SL
A sensação brasileira do universo Minecraf, o youtuber Marco Túlio apresentará seu mais novo espetáculo em São Luís, dia 24 de fevereiro, no Espaço Renascença. Trata-se de “Authentic Games: Festa dos Youtubers”.
O novo espetáculo chega recheado de novidades. Foram criados novos quadros, personagens, números musicais e dicas para se dar bem no Minecraft. Tudo com interatividade em um cenário reformulado.
A estrutura do evento inclui 70 metros de telões, luz e efeitos especiais. Estão confirmadas as presenças dos bonecos de espuma com 2,5 metros do Authentic Games e da Lydia, a namorada perfeita, além dos amigos youtubers da família Craft.

Sem passaporte
O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incluído pela Polícia Federal no Sistema de Procurados e Impedidos. O sistema reúne dados de pessoas que estão impedidas de entrar ou sair do país por motivos judiciais. As informações podem ser acessadas por policiais em aeroportos, portos, fronteiras e na emissão de passaporte.
A determinação é do juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara do Distrito Federal, onde Lula é réu em quatro ações penais, umas delas na Operação Zelotes relativa a suposto tráfico de influência na compra de caças suecos no governo Dilma.
O magistrado atendeu um pedido do Ministério Público Federal do Distrito Federal, que considera que há risco de fuga do ex-presidente. Lula também teve que entregar o passaporte à PF. A entrega foi feita pelo advogado do ex-presidente na manhã desta sexta-feira (26).

TRIVIAL VARIADO

A decisão da 10ª Vara Federal de Brasília, que proibiu Lula de deixar o país e determinou a apreensão do seu passaporte, provavelmente será derrubada por instância superior.

O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro comemorou a condenação do ex-presidente Luiz pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ele classificou o resultado do julgamento: “um tiro de 50 na corrupção”.

DE RELANCE

O Almoço do PH
Em todas as rodas de conversas da sociedade maranhense não se fala em outra coisa. Tudo gira em torno dos preparativos para o Almoço do PH Revista que será realizado no Palazzo Eventos, dia 3 de fevereiro, a partir das 14h. Este ano, o mais deslumbrante evento da temporada pré-carnavalesca maranhense tem tudo para ser o mais ousado dos últimos tempos. Explico: como o tema da festa é inspirado na cultura da Grécia Antiga, com suas deusas e seus gladiadores, não só as mulheres estão produzindo fantasias, mas os homens, sobretudo os mais jovens, também. O Almoço do PH Revista é nossa grande confraternização para celebrar os 38 anos do caderno PH Revista, de O Estado, que é considerado o mais antigo em circulação na Imprensa.

Forró nos pequenos lençóis
Muita gente foi curtir um dos ritmos mais famosos do Nordeste em Santo Amaro, município maranhense, no fim de semana. É que a cidade sediou o “Encontro dos Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses”. As atrações foram os grupos “Pé no Chão”, coordenado por Seu Raimundinho (sanfoneiro conhecido em todo o Nordeste), “Forró Pegado” (comandado pelo sanfoneiro pernambucano Cícero do Acordeom) e Dário Rubens, que já esteve nas duas primeiras edições da festa. A participação especial foi Mané Fanho, aquele do rádio, que participa do programa “Domingo Mirante”.

Trabalho infantil
O Maranhão ocupa a quarta posição no ranking dos estados com maiores números de casos de trabalho infantil. De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, existem 144 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de exploração de trabalho. A maior parte dos casos envolvendo trabalho infantil está ligada à atividade agropecuária. A exploração da mão de-obra jovem é mais comum no interior do estado. Por estar ligado a fatores, em especial, sociais, ainda é comum ver jovens estando sujeitos a práticas que os afastam das práticas de ensino. É importante a articulação de vários setores da sociedade civil para a denúncia aos possíveis infratores. Como se trata de uma relação que, muitas vezes, inclui interesses financeiros, a denúncia é tratada em segundo plano. Por isso, é fundamental que as pessoas entendam o problema e ajudem a solucioná-lo com os demais entes públicos.

Atleta do Ano
Foi eleito “Atleta do Ano de 2017” o multicampeão de jiu-jitsu Ricardo Gomes Filho (Zito). Ele foi aclamado com voto popular na 13ª edição do Troféu Mirante Esporte, durante cerimônia realizada na semana passada, no Teatro Arthur Azevedo. Zito tem 9 anos de idade e guarda vários títulos importantes. Seu desempenho foi reconhecido pelo público, que votou em massa em seu nome como atleta de maior destaque do Maranhão.

Conferência em São Luís
Com a temática “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, o Fórum Municipal de Educação da capital realizará a Conferência Municipal de Educação de São Luís. O evento acontecerá no Auditório Zenira Falcão, Faculdade Pitágoras, no Turu, nos dias 30 e 31 deste mês e 1º e 2 de fevereiro, tendo por objetivo primar pela participação das instituições de ensino superior.

Infecções alimentares
Carnaval chegou e uma coisa muito importante é tomar cuidado com o que se come nas ruas. Os foliões devem ter cuidado para evitar infecções alimentares. Imagine a cena: no meio da folia, no pré-Carnaval, amigos se divertem no bloco. Depois, chega a fome e há opções por todos os lados: churrasquinho, cachorro-quente, sanduíches naturais, salgados, suco, refrigerante, etc. Nesse momento, a escolha deve levar em consideração não só o que a fome pede, mas, principalmente, as condições do local onde o alimento é vendido.

Retomada dos trabalhos
No dia 5 de fevereiro, uma segunda-feira, acontecerá sessão solene de abertura do ano legislativo de 2018 no Congresso Nacional. O evento está previsto para começar às 17h e marca a retomada dos trabalhos do Legislativo após o recesso parlamentar. A leitura da mensagem do Executivo encaminhada pelo Chefe de Estado é um dos pontos altos da cerimônia. Este ano, excepcionalmente, a retomada dos trabalhos não ocorrerá no dia 2 de fevereiro, como prevê a Constituição, porque a data cairá numa sexta-feira. Pelas normas regimentais, no dia da abertura da sessão legislativa não pode haver sessão deliberativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.