MP agachado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Uma cena curiosa chamou a atenção de observadores da cena política maranhense há alguns dias: o governador Flávio Dino (PCdoB) cercado por procuradores de Justiça, que o haviam acabado de homenagear com a maior honraria que pode ser concedida pelo Ministério Público do Maranhão.
O comunista recebeu na quinta-feira, 25, a Medalha do Mérito Celso Magalhães, maior comenda do Parquet, e virou alvo de tietagem dos membros do MP em evento para a entrega da homenagem.
Segundo o MP, “a honraria é conferida pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público do Maranhão a autoridades que, de alguma forma, contribuem para que a instituição exerça o seu papel plenamente”.
Além de curioso, o caso é revelador do atual relacionamento entre o MP e o Governo do Estado. Um governo que tem sido abalado por denúncias de corrupção desde o seu início, em 2015, mas que recebe de quem lhe deveria fiscalizar uma espécie de “salvo-conduto”.
O MP acaba, assim, atuando como uma espécie de subordinado ao Executivo, quase como uma secretaria de Estado. Está, de fato, agachado.

Sem ações
Não cabe a procuradores de Justiça premiar gestores - quaisquer que sejam eles - por supostas benfeitorias.
Ser bom gestor, probo, zeloso pelo município, estado ou nação é
obrigação de quem se lança ao desafio de administrar a coisa pública.
Por melhor que seja uma gestão, o prêmio máximo para um prefeito, governador ou presidente, por exemplo, deve ser terminar seu mandato, sem ser alvo de ações do MP.

Camarada
Entre os procuradores que aproveitaram a entrega da Medalha do Mérito Celso Magalhães para tietar o governador estava Eduardo Jorge Heluy Nicolau.
Ele é corregedor-geral do MP e foi flagrado no ano passado em militância política nas redes sociais, atacando a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e elogiando Flávio Dino.
Além disso, Nicolau recebeu da gestão comunista R$ 390 mil, entre 2015 e 2016, pelo aluguel de um imóvel à Secretaria de Estado da Educação.

Nota
O ex-presidente José Sarney, em nota divulgada após o julgamento do ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre, destacou o papel desempenhado por ele ao longo de sua vida pública.
“Lula é um grande líder do Brasil. Sua condenação gera uma grande frustração a expressiva parcela do povo brasileiro. Seu amigo pessoal, sempre testemunhei sua preocupação com a coisa pública. Lamento a decisão. José Sarney”.

Ponto
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), anunciou ontem que, conforme acordo firmado com a Justiça, promoverá mudanças administrativas na Casa.
Entre as alterações, constam a instalação do ponto eletrônico, recadastramento de todos os servidores, além da adequação ao Portal da Transparência.
A decisão do juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, homologou acordo firmado em Ação Civil proposta pelo MP contra o Município de São Luís.

Pré-candidato, sim
O deputado federal Waldir Maranhão (Avante) negou, na quinta-feira, 25, em vídeo nas redes sociais, que tenha desistido da pré-candidatura ao Senado, após a condenação de Lula (PT).
Com a condenação, o ex-presidente petista está oficialmente fora da disputa pela Presidência da República, com base na Lei da Ficha Limpa.
Como ele era a principal garantia de que o PT apoiaria Maranhão - de acordo com o próprio parlamentar -, o revés no TRF-4 motivou especulações de que o projeto seria abandonado.

Nova direção
O Partido Comunista do Brasil no Maranhão (PCdoB-MA) definiu na quinta-feira, 25, a composição da direção estadual da sigla para o biênio 2018-2019.
Além de eleger os nomes que comporão o diretório maranhense do partido nos próximos dois anos, os comunistas debateram aspectos políticos das conjunturas estadual e nacional.
E reafirmaram que a prioridade do partido é a tentativa de reeleição do governador Flávio Dino em outubro. Custe o que custar.

DE OLHO
R$ 14 milhões é o valor a ser repassado pela SES à EMSERH para “aperfeiçoamento das atividades do processo de Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde da rede pública”.

E MAIS

• Beneficiários do Bolsa-Escola, programa do Governo do Maranhão, reclamam que o crédito do programa ainda não foi feito pela Sedes.

• A reunião marcada pelo MPT com o Sindicato dos Servidores do Detran para o dia 29 de fevereiro ocorrerá, na verdade, no dia 29 de janeiro.

• Eliziane Gama segue acreditando que pastores evangélicos e o prefeito Edivaldo Jr. podem ser a ponte entre sua candidatura ao Senado e o apoio do governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.