Lava Jato

Petistas do Maranhão mobilizam-se por julgamento de Lula

Desembargadores do TRF-4 analisarão um recurso do petista, após decisão do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná, que o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro na ação do tríplex no Guarujá

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(Lula)

​Membros do Partido dos Trabalhadores no Maranhão realizam desde o início da semana mobilizações de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será julgado hoje pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, a partir das h30 (horário de Brasília).

Os desembargadores da Corte analisarão um recurso do petista, após decisão do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná, que o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro na ação do triplex no Guarujá (SP). Se mantida a sentença, Lula pode ficar inelegível e não ter o direito de concorrer à Presidência da República em outubro deste ano.

Na manhã de hoje, militantes do PT, de outros partidos de esquerda e de movimentos sociais, são esperados em frente à sede da Justiça Federal no Maranhão, na Areinha, em São Luís, num ato em apoio ao ex-presidente.

A O Estado, a assessoria de imprensa da Justiça Federal informou que a diretoria administrativa do órgão está ciente da mobilização “e que as providências estão sendo tomadas”.

Desde ontem os petistas já estavam em vigília em frente à sede do partido, no Cohafuma. No mesmo local, foi promovido um debate sobre “A judicialização da política”. Também ontem, ocorreu uma pequena manifestação na cabeceira da Ponte do São Francisco, na Avenida Beira-mar.

Na segunda-feira, 22, a manifestação dos partidários do ex-presidente ocorreu em frente ao Terminal da Praia Grande, no Centro Histórico da capital. Foi realizada uma panfletagem e um “bandeiraço”. Os militantes dizem querer chamar a atenção da população para o julgamento.

Defesa - Outra forma de chamar a atenção da população sobre o julgamento do ex-presidente é um carro chamado comitê popular que está circulando pelos bairros de São Luís para buscar novas filiações e debater sobre o julgamento de Lula.

“Estamos também conversando com a população sobre a defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato”, afirmou o vereador Honorato Fernandes, que é presidente do diretório municipal do PT.

Recém-criada na Assembleia Legislativa, a “Frente de Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato” tem realizado, segundo o PT, atividades como a distribuição de panfletos, a realização de comícios-relâmpagos e a criação de Comitês de Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato, em dezenas de cidades do interior.

Nessas cidades, também ocorrerão atos de apoio à Lula durante o dia de hoje. Em Imperatriz, por exemplo, o ato está previsto para a Praça de Fátima, no Centro. Outras cidades como Caxias, Santa Inês, Chapadinha, Bequimão e outras também confirmaram manifestações para a data, ainda de acordo com o partido.

“A democracia já levou um duro golpe com impeachment da presidenta Dilma, e agora um golpe do judiciário por falta de provas contra Lula. O que está em jogo é a democracia do Brasil e temos a convicção de que se for um julgamento imparcial, ele será absolvido”, declarou o deputado Zé Inácio, idealizador da frente de apoio ao ex-presidente.

O Estado transmitirá julgamento na íntegra

O julgamento de recurso do ex-presidente Lula contra a condenação na Operação Lava Jato envolvendo o caso do tríplex, no Guarujá, hoje, será transmitido ao vivo pelo site de O Estado, que disponibilizará uma janela exclusiva com as imagens a serem liberadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), via YouTube.

A decisão pela transmissão ao vivo foi tomada pela Justiça Federal na semana passada. Inicialmente, apenas jornalistas, na sala de imprensa, e os envolvidos na sessão – advogados, desembargadores e Ministério Público – assistiriam a uma transmissão interna no Tribunal, em Porto Alegre.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no valor de R$ 2,2 milhões. Segundo a denúncia, os valores são correspondentes ao tríplex e suas respectivas reformas no condomínio Solaris, no Guarujá, custeadas pela OAS. Lula nega que tenha aceitado o imóvel da empreiteira e apela por sua absolvição.

Em comunicado na última semana, o Tribunal da Lava Jato havia comunicado que como as sessões de julgamento das turmas criminais do TRF-4 não são transmitidas ao vivo no portal do tribunal pelo sistema Tela TRF-4, como as das demais turmas, seriam disponibilizadas imagens de trechos do julgamento para o mailling cadastrado.

Fora as partes, somente jornalistas credenciados poderiam acompanhar sessão por um telão dentro da Sala de Imprensa da Corte, segundo as regras divulgadas no dia 12 de janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.