Pedestres

Mudança de local de faixa de pedestres causa insatisfação

Com a retirada da faixa da frente de supermercado e instalação próxima à parada de ônibus, usuários reclamam de falta de segurança ao atravessar a Rua das Cajazeiras, no Centro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Insegurança e perigo. É o que sente quem precisa atravessar uma faixa de pedestres na Rua das Cajazeiras, próximo a um supermercado, no centro de São Luís. Quem precisa passar de um lado a outro da via reclama da nova localização da faixa de pedestres.

A Rua das Cajazeiras passou recentemente por uma mudança na sinalização horizontal, e as faixas de pedestres existentes na via foram retiradas de seu local original, o que prejudicou muitas pessoas.

A faixa de pedestre atual fica localizada bem próximo à parada de ônibus. Dessa forma, quem precisa atravessar de um lado para o outro da avenida deve ficar bem atento. Devido à má localização da parada, a quantidade de ônibus é muito grande.

A aglomeração e a parada dos ônibus em cima da faixa acabam dificultando a visão dos pedestres para os veículos que trafegam na via, assim como dos condutores e motociclistas, que muitas vezes não respeitam a travessia dos pedestres.

“Praticamente todo dia acidentes são possíveis de acontecer aqui, principalmente porque a faixa de pedestre fica em cima da parada de ônibus. Acho que a faixa deveria ficar depois da parada, melhorando a visão dos condutores e pedestres”, disse o aposentado Ribamar Fonseca.

Além da falta de educação de motoristas, outro fator contribui para o risco de acidentes é a falta de sinalização vertical.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou, em nota, que o setor de engenharia e sinalização removeu a faixa de segurança de pedestre da Rua das Cajazeiras, que ficava em frente ao supermercado, devido ao ponto de ônibus existente no local, o que gerava insegurança na travessia e riscos de acidentes pela falta de visibilidade.

Dessa forma, a faixa foi implantada cerca de 50 metros à frente da antiga, proporcionando mais segurança aos pedestres que fazem a travessia no local. A SMTT alerta aos condutores que o pedestre tem prioridade de travessia na faixa de segurança e que não respeitar essa prioridade é infração gravíssima. Por outro lado, o pedestre deve sempre aguardar na calçada, até que todos os veículos estejam totalmente parados na faixa de retenção, para realizar a travessia com segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.