Ameaça

Ilhas em Papua Nova Guiné evacuam população por erupção vulcânica

Atividade sísmica se intensificou e grande erupção pode ocorrer em breve na Ilha de Kadovar, diz cientista. Milhares de pessoas foram retiradas de outras ilhas que cercam o local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

KADOVAR - Milhares de pessoas foram evacuadas das ilhas que cercam a Ilha de Kadovar na costa norte da nação do Pacífico Sul desde que um vulcão entrou em erupção em 5 de janeiro, lançando fumaça. Voos nas proximidades foram cancelados devido ao risco provocado pelas cinzas e navios foram orientados a se manter afastados.

Steve Saunders, principal topógrafo geodésico do Observatório do Vulcão Ragbaul em Papua Nova Guinpe, disse que a atividade sísmica aumentou recentemente sob o vulcão.

“A razão pela qual estamos tendo atividade é provavelmente porque o novo magma está subindo das camadas mais profundas”, disse Saunders à Australian Broadcasting Corp.

O primeiro-ministro Peter O’Neill disse que os recursos estatais estavam sendo disponibilizados para ajudar nas evacuações e alertou comunidades da costa norte a ficarem sobre possíveis tsunamis. Kadovar fica no mar da Nova Guiné, a maior ilha que inclui a capital de Papua Nova Guiné, Port Moresby.

Aikari Muri, oficial de logística de gerenciamento de risco de desastres da Cruz Vermelha Internacional para Papua Nova Guiné, disse que os militares estavam usando dois barcos para evacuar completamente os 600 moradores de Kadovar para o continente. Ele não soube dizer se as evacuações das ilhas nas proximidades seria concluída ontem.

Papua Nova Guiné está situada no “Anel de Fogo”, uma linha de falhas sísmicas que circundam o Pacífico e tem frequentes terremotos e erupções vulcânicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.