Preservação

Sarney Filho assina acordo para o Parcel Manuel Luiz

Parceria de cooperação foi fechada ontem pelo ministro do Meio Ambiente com o Governo do Maranhão para implantar o projeto Áreas Marítimas e Costeira Protegidas- GEF Mar; projeto terá recursos do Funbio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O ministro Sarney Filho fala sobre a biodiversidade marinha e costeira do parcel
O ministro Sarney Filho fala sobre a biodiversidade marinha e costeira do parcel (O ministro Sarney Filho fala sobre a biodiversidade marinha e costeira do parcel)

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho e o secretário de Representação Institucional do governo do Maranhão, em Brasília, Ricardo Cappelli, assinaram ontem acordo de cooperação para implantar o projeto Áreas Marítimas e Costeira Protegidas- GEF Mar, no Parque Estadual Marinho Parcel de Manoel Luiz.

O projeto contará com R$ 1.050.000,00 do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio para a elaboração do Plano de Manejo e Acordo de Gestão da unidade de conservação estadual e aquisição de equipamentos importantes para a sua implementação.

Sarney Filho ressaltou que o projeto busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no país, afim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira.

“O Parcel de Manuel Luiz representa uma riqueza única não só para o Maranhão, mas para todo o país. Por isso, foi de grande importância a sua inclusão no GEF-Mar, uma iniciativa do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil”, explicou o ministro. Ele reforçou a necessidade de um plano de manejo para a UC, com o objetivo de proteger a biodiversidade dessa região.

O parque, com área de 45.937,9 hectares foi criado em junho de 1991, e desde então desperta permanente interesse de pesquisadores de sua fauna e flora. O nome do parcel foi escolhido em homenagem ao pescador Manuel Luís, descobridor da formação rochosa, no final do século XIX.

Devido à dificuldade de acesso, à distância da costa, a fortes correntes marítimas e, principalmente, por constituir o maior banco de corais da América do Sul, e um dos maiores do mundo, o Parcel de Manuel Luís sempre representou ameaça à navegação. Tornou-se um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo, com cerca de 200 embarcações naufragadas, entre caravelas e navios de casco de ferro, perdendo apenas para o Triângulo das Bermudas.

Objetivos

De acordo com a Secretaria de Biodiversidade do MMA, o Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas no Brasil prevê o aumento em 5% da área marinha e costeira, equivalente a 175 mil km2 e aumentar a proteção da biodiversidade em pelo menos 9.3 mil kms2 de Unidades Conservação Marinhas e Costeiras novas ou já existentes.

Frase

“O Parcel de Manuel Luiz representa uma riqueza única não só para o Maranhão, mas para todo o país.Por isso, foi de grande importância a sua inclusão no GEF-Mar, uma iniciativa do Governo Federal”

Sarney Filho

Ministro do Meio Ambiente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.