Terrorismo

Putin chama explosão em supermercado de ''ato terrorista''

Ao menos 13 pessoas ficaram feridas após a explosão de uma bomba caseira quarta-feira; autoridades russas acreditam que ataque esteja relacionado ao envolvimento de Moscou no combate ao Estado Islâmico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

MOSCOU - O presidente da Rússia, Vladimir Putin , definiu como um "ato de terrorismo" a explosão de uma bomba caseira no supermercado Perekrestok, em São Petersburgo, ocorrida quarta-feira,27 . O ataque terrorista deixou pelo menos 13 pessoas feridas.

" Quarta-feira, um ato terrorista foi cometido em São Petersburgo ", disse Putin ontem antes de participar de uma cerimônia de condecoração de militares russos que participaram da guerra da Síria.

Mais de 50 pessoas evacuaram o mercado, localizado no piso térreo do centro comercial Gigant Hallem, e pelo menos 13 foram encaminhadas para hospitais nas proximidades.

A explosão foi provocada por uma bomba de fabricação caseira colocada em um dos armários do guarda-volumes do mercado, anunciou o Comitê Nacional Antiterrorista (NAK). No artefato, foram acrescentados parafusos ou pregos – que seria o equivalente a 200g de TNT. Até o momento, nenhum grupo terrorista reivindicou o agora chamado ataque terrorista .

Atentado no metrô

Esta foi a segunda explosão na cidade russa desde o início do ano. Isso porque, em abril, 16 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um atentado no metrô.

O incidente aconteceu durante uma visita do presidente russo Vladimir Putin à cidade, mas ele estava em segurança. De acordo com a Interfax , a explosão foi causada por explosivos artesanais com cerca de 200 ou 300 gramas de TNT.

Segundo a imprensa local, a explosão aconteceu no interior de um dos vagões na linha azul do transporte, entre as estações Sadovaya e Sennaya Ploshchad, na segunda maior cidade da Rússia.

A imprensa local afirma ainda que uma outra bomba foi encontrada em uma terceira estação da cidade. Esta, porém, teria falhado e não causou danos. "Uma bomba que não funcionou foi encontrada na estação de metrô Vosstanaya Square", informou a Interfax.

Segundo as autoridades, os ataques em São Petersburgo devem estar relacionados com o envolvimento de Moscou no combate contra o grupo jihadista Estado Islâmico na Síria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.