É Natal !

Papa Francisco pede paz para conflitos e libertação de reféns

Sumo pontífice lembrou povos que sofrem com conflitos;Ontem à noite, o papa celebrou na Basílica de São Pedro a Missa do Galo, a quinta do seu pontificado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Papa Francisco durante a oração do Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano
Papa Francisco durante a oração do Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano (Papa Francisco durante a oração do Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano)

VATICANO - Em sua mensagem após o Angelus no palácio pontifício na praça de São Pedro, o papa pediu ontem paz para todo o mundo, especialmente para os povos que sofrem com conflitos, e que sejam libertados os religiosos e fiéis sequestrados.

O papa Francisco lembrou que os católicos comemoram o nascimento do "Príncipe da paz" e invocou "o dom da paz para todo o mundo".

O pontífice renovou seu chamado para que na ocasião do Natal "as pessoas sequestradas, sacerdotes, religiosos e religiosas e fiéis laicos possam ser libertados e voltar às suas casas".

O papa também pediu aos fiéis que se recolham em silêncio em oração pelo Nascimento para "adorar no coração do mistério o verdadeiro Natal, o de Jesus que se aproxima de nós com amor, humildade e ternura".

"Lembrai-vos também de rezar por mim", pediu Francisco. Ontem à noite, o papa celebrou na Basílica de São Pedro a Missa do Galo, a quinta do seu pontificado.

Bênção natalícia

Hoje, 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, Francisco dirige a mensagem e a bênção natalícia ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], a partir das 12h0 locais, na varanda central da Basílica do Vaticano.

Simbolicamente, o presépio que este ano foi colocado na Praça de São Pedro tem a representação das 14 obras de misericórdia.

O papa disse que este presépio é “o lugar sugestivo onde contemplamos Jesus, que ao assumir em si as misérias do homem, nos convida a fazer o mesmo, através de obras de misericórdia”.

A região polaca de Elk ofereceu este ano a Árvore de Natal para a Praça de São Pedro, um abeto vermelho de 28 metros de altura, com um diâmetro máximo de 10 metros, que foi cortado pelo Corpo Florestal local e transportado ao longo de 2 mil quilômetros, através do centro da Europa.

À imagem do que aconteceu em 2015 e 2016, a árvore de Natal do Vaticano está decorada com esferas em barro, criadas por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais italianos

Francisco afirmou que a árvore de Natal, que aponta para o alto, convida todos a superar as “névoas” que os ofuscam e “experimentar como é belo e alegre estar mergulhados na luz de Cristo”.

O Natal, acrescentou, deve ser uma ocasião para “estar mais atentos às necessidades dos pobres e dos que, como Jesus, não encontram quem os acolha”.

Ao longo das últimas semanas, o papa apresentou várias reflexões sobre o Natal, em encontros com peregrinos e celebrações litúrgicas, bem como na sua conta da rede social Twitter, ‘@pontifex’.

Frase

“Se quisermos celebrar o verdadeiro Natal, contemplemos este sinal: a simplicidade frágil de um recém-nascido. Ali está Deus. O verdadeiro espírito do Natal é a beleza de sermos amados por Deus”

Papa Francisco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.