Política

Trump planeja separar famílias para desencorajar imigração ilegal

Funcionários dos serviços de imigração dizem que plano seria encaminhar crianças a serviços sociais e manter adultos nos centros de detenção. Parentes que recebem menores que viajam sozinhos também podem ser punidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cartazes em manifestação na cidade de Nova York a favor de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos
Cartazes em manifestação na cidade de Nova York a favor de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos (Cartazes em manifestação na cidade de Nova York a favor de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos )

WASHINGTON - O governo do presidente Donald Trump analisa a possibilidade de separar os filhos menores de seus pais para desestimular as famílias em entram ilegalmente nos Estados Unidos, informa imprensa americana.

O departamento americano de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) "examinou mudanças de procedimentos, de política e de regulação" para enfrentar a imigração clandestina, e algumas medidas "foram aprovadas", admitiu Tyler Houlton, porta-voz do DHS, sem dar detalhes.

Vários funcionários do DHS, dos serviços de Imigração (Immigration and Customs Enforcement, ICE) e da Casa Branca revelaram de forma anônima aos jornais "Washington Post" e "New York Times" que uma das propostas é dirigida às famílias.

Atualmente, a presença de menores limita legalmente a capacidade dos serviços migratórios para manter as famílias em centros de detenção, de forma que pais e filhos geralmente são liberados rapidamente, com a obrigação de se apresentar regularmente a um juiz.

A proposta estaria dirigida a separar os pais dos filhos para poder manter os adultos nos centros de detenção, entregando as crianças aos serviços sociais.

Medida

Em março passado, o atual chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, que na época era secretário de Segurança Interna, se referiu à medida: "trataremos bem estas crianças enquanto nos ocupamos de seus pais".

Na época, houve grande indignação e a ideia foi descartada, enquanto a nova administração parecia cumprir seus objetivos com uma queda recorde da entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, mas as detenções na fronteira voltaram a crescer em novembro.

Outra proposta citada por "New York Times" e "Washington Post" estaria ligada aos menores que entram ilegalmente no país sozinhos e são entregues aos cuidados de parentes que já estão nos EUA.

Neste caso, a ideia é reforçar os controles sobre os parentes que recebem estes jovens, com repercussões legais para adultos em situação ilegal, segundo "New York Times".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.