Eneva

Dois campos de gás da Eneva em operação

Gavião Caboclo, no município de Trizidela do Vale, e Gavião Azul, na cidade de Capinzal do Norte, vão atender ao Complexo Parnaíba da Eneva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cluster de produção de gás construído pela Eneva para atender à demanda
Cluster de produção de gás construído pela Eneva para atender à demanda

A Eneva colocou em produção dois novos campos de gás natural na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Gavião Caboclo e Gavião Azul, que entraram em produção nos dias 1º e 30 de novembro, respectivamente, estão interligados ao sistema produtor para atender ao Complexo Parnaíba de geração de energia.
O campo de Gavião Caboclo (GVC), localizado no município de Trizidela do Vale, possui três clusters produtores. Já o campo de Gavião Azul (GVA), instalado na cidade de Capinzal do Norte, possui dois clusters de produção.
Este ano, a Eneva construiu a infraestrutura necessária para desenvolver e conectar os dois novos campos - Gavião Caboclo e Gavião Azul - que demandaram a construção de 41 km de gasodutos e geraram mais de 900 empregos para as obras.
Segundo a Eneva, os dois novos campos produtores, somados à produção de Gavião Branco, Gavião Branco Sudeste, Gavião Vermelho e Gavião Real, reafirmam a posição do Maranhão como o quinto maior produtor de gás em terra do país, e da companhia como maior operadora nacional privada de gás natural, com capacidade de produção de 8,4 milhões de m³ por dia.
Atualmente, a companhia ope­ra mais de 40 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, área equivalente ao tamanho da Suíça. Este ano, a Eneva chegou à marca de mais de 100 poços perfurados na região, um resultado excepcional para uma bacia considerada nova fronteira.
A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado na gestão do reservoir-to-wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural.
Com um parque térmico de 2,2 GW de capacidade instalada na Bacia do Parnaíba, a Eneva equivale a 11% da capacidade térmica a gás natural instalada no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.