A prepotência comunista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

O caso da adutora do Sistema Italuis, que rompeu logo após ser inaugurada pelo governo estadual, no final de semana, mostra exatamente a característica principal da administração do governador Flávio Dino: a prepotência.
Mesmo dando continuidade a uma obra da gestão anterior, o comunista prefere não fazer qualquer referência nesse sentido. Pelo contrário, se apodera do trabalho de outro gestor afirmando para toda a população que é obra de seu governo.
Além disso, faz uma divulgação sempre com a intenção de reduzir ao nada as gestões que lhe antecederam. E esse tipo de discurso é o comum para Flávio Dino.
No entanto, quando algo de errado acontece, o governador comunista mostra outra característica sua que é a humildade para admitir erros.
Pelo que disseram os governistas, a inauguração da nova adutora foi uma determinação do governador Flávio Dino, segundo afirmou nota da Caema. Entretanto, quando houve o rompimento, a nota oficial da gestão muda o rumo da história.
Na nota, o governo coloca a culpa totalmente do vazamento nas empresas privadas contratadas. A obra inaugurada pelos comunistas era obra e graça de Flávio Dino não das empresas contratadas. O erro, não. Esse não.
Mas para uma gestão que nunca se desculpou pelo assassinato de um trabalhador em Vitória do Mearim, considerando-o como bandido pela governo em nota oficial, imagina deixar a população de São Luís sem abastecimento de água.

Pré-candidatura
O ex-secretário de Saúde e ex-deputado, Ricardo Murad (PRP), lança oficialmente sua pré-candidatura ao governo estadual. O evento acontecerá amanhã no Hotel Luzeiros.
Quando trocou o PMDB pelo PRP, Murad chegou a afirmar que disputaria a eleição de 2018, mas nunca havia confirmado que seria o pleito majoritário.
Com a oficialização, Ricardo passa a ser o quinto pré-candidato ao governo do estado já oficializado. Roseana Sarney, Flávio Dino, Maura Jorge e Roberto Rocha são os outros pré-candidatos.

Novo comando
Nesta semana, a direção nacional do PSDB vai confirmar o nome do senador Roberto Rocha como novo presidente do partido no Maranhão.
Se antecipando a esse fato, o ex-presidente estadual da sigla, o vice-governador Carlos Brandão, finalmente admitiu deixar o ninho tucano.
Brandão tentou evitar o que já estava previsto (retirado do PSDB das mãos de Flávio Dino) até o último instante.

Tutora
A procuradora-geral adjunta do Estado, Mara Cristina de Souza, foi quem em nome do governo Flávio Dino requereu a extinção das investigações da Operação Pegadores na PF.
Para quem não lembra, a Pegadores desbaratou um esquema que já havia desviado R$ 18 milhões da Saúde do Maranhão.
Mara Pinheiro, que não levou em consideração o trabalho da PF, é uma espécie de tutora do procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.

Confraternização
Cerca de 18 vereadores se reuniram no último fim de semana na casa do vereador Chico Carvalho (PSL). A ideia foi se confraternizarem.
No entanto, ao se reunir, os parlamentares acabaram abordando a relação da Câmara com a Prefeitura de São Luís.
A conclusão é a de que a base do prefeito Edivaldo Júnior na Casa está enfraquecida. Não há um interlocutor que possa fazer a ponte entre o Legislativo e o Executivo.

Tentativa
O ex-secretário de Esportes de Flávio Dino, Márcio Jardim, depois de ser preterido pelos comunistas, tenta de todas as formas se credenciar como candidato ao Senado pelo PT.
A ideia de Jardim é garantir a candidatura por meio da amizade que ele tem com o ex-presidente Lula.
O problema, que Márcio já percebeu, é que essa estratégia pode não surtir o efeito desejado e, por isso, ele busca conversas com os dirigentes estaduais petistas.

Dedicação
A tragédia deste fim de semana ocorrida no Araçagi chamou atenção não somente pelo impacto negativo das mortes que ocorreram.
O empenho dos profissionais das unidades de Saúde de urgência e emergência de São Luís também chamaram atenção.
Para evitar que a tragédia tivesse uma dimensão maior, médicos, paramédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se voluntariaram para atender os feridos. E o resultado foi positivo.

DE OLHO
R$ 31 milhões é o valor que o Governo Estadual repassará à Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) para o plano do “Mais IDH”.

E MAIS

• Vereadores decidirão hoje se votarão ainda esta semana o projeto de orçamento de São Luís para 2018.

• O deputado Rigo Teles se manifestou pela primeira vez após o assassinato de seu pai, o ex-prefeito de Barra do Corda, Nenzim.

• Para desistir da candidatura a deputado federal, Jefferson Portela acertou com Flávio Dino que assumirá a articulação política no lugar de Márcio Jerry quando este deixar o governo para se candidatar à Câmara Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.