Tensão

Coreia do Sul usará drones armados para enfrentar ameaças do Norte

Ministério de Defesa sul-coreano criou grupo especial para desenvolvimento do novo ativo, diz fonte militar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SEUL - O exército sul-coreano pretende utilizar uma unidade de drones de combate no próximo ano para enfrentar as ameaças armamentistas da Coreia do Norte, segundo anunciou ontem um alto cargo militar de Seul, citado pela agência de notícias Yonhap.

De acordo com o militar, que falou sob anonimato, o Ministério de Defesa sul-coreano criou um grupo especial de trabalho para o desenvolvimento deste novo ativo, que foi batizado como "dronebot" - uma combinação das palavras "drone" e "robô" - e tem o objetivo de expandir suas possibilidades operativas.

Sua primeira tarefa será o desdobramento previsto para o próximo ano de uma unidade de drones de combate, similares aos empregados atualmente pelo exército de Israel, segundo o militar.

A unidade incluirá aviões não tripulados de reconhecimento para identificar alvos como instalações nucleares e de mísseis do país vizinho, assim como drones armados que possam ser mobilizados para eventuais ataques. A imagem acima divulgada pela Yonhap no Twitter mostra alguns drones de reconhecimento, em um treinamento.

300 drones

De acordo com a Efe, Seul estima que Pyongyang opera mais de 300 drones com fins militares e que alcançou recentes avanços tecnológicos neste campo, como mostrava um aparelho voador não-tripulado de origem norte-coreana que foi achado em junho em uma área fronteiriça e que tinha captado fotos do escudo antimísseis sul-coreano THAAD.

Norte e Sul permanecem tecnicamente enfrentadas desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.