Lula

Relator conclui voto sobre recurso de Lula no TRF-4

Caso pode ser analisado até abril em segunda instância

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Lula tem recurso para ser julgado contra condenação imposta por Sérgio Moro
Lula tem recurso para ser julgado contra condenação imposta por Sérgio Moro (Lula)

BRASÍLIA - O primeiro voto que julgará o recurso contra a condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) está pronto. O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, finalizou seu relatório. Os votos devem ser mantidos em sigilo até a data do julgamento, que ainda não tem data.

De acordo com informações de Lauro Jardim no O Globo, o julgamento em segunda instância de Lula deve ser realizado entre março e abril.

O conteúdo do voto fica disponível apenas para os desembargadores da 8ª turma, que analisarão o caso. Após a conclusão do voto do relator, o processo vai para o desembargador Leandro Paulsen, revisor do caso na 8ª turma do TRF-4. Como não há um prazo para ele devolver o processo, não existe uma previsão oficial para julgamento

O voto de Gebran Neto foi fechado 100 dias após a apelação chegar ao seu gabinete.

No julgamento, os desembargadores podem decidir se rejeitam ou aceitam o recurso, ou se modificam a condenação de Lula.

A defesa de Lula recorreu na segunda instância contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta pelo juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná. A sentença de Moro foi publicada no dia 12 de julho.

Compõem a 8ª Turma do TRF-4 o relator João Pedro Gebran Neto, o revisor Leandro Paulsen, e o decano da Corte, Victor Laus.

Em entrevista após a sentença publicada por Moro, o presidente do TRF-4 disse que o julgamento deve acontecer antes das eleições de 2018.

"Imagino que até agosto do ano que vem esse processo vai estar julgado. Ou o tribunal confirma essa decisão e ele [Lula] fica inelegível ou reforma a decisão e ele está liberado para concorrer", disse Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz na ocasião.

Ministro descarta apoio

do governo a Alckimin

Henrique Meireles disse que o presidente Michel Temer terá um candidato próprio em 2018

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda Henrique Meirelles declarou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que o governo de Michel Temer terá um candidato próprio à Presidência em 2018, e este candidato não será Geraldo Alckmin (PSDB). De acordo com Meirelles, o governo deve apoiar quem defenda por completo a atual política econômica, que não seria compatível com o discurso do governador de São Paulo.

"O PSDB está tendendo na direção de não apoiar o governo e isso terá consequências no processo eleitoral."

Meirelles, que não descarta a possibilidade de ser candidato, disse que vai defender o “legado” deste governo. "A minha decisão será tomada no final de março", informou o ministro.

Na entrevista, Meirelles também provocou os tucanos. “Não quero ter a pretensão de entender o PSDB".

Ele avaliou ainda o cenário tem sido construído para as eleições do ano que vem. Para o ministro, a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSC) “tem teto de crescimento”.

Meirelles também fez um comentário sobre uma possível candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). "O mundo não acaba em 2018, principalmente para alguém tão jovem".

Meirelles é otimista quanto às possibilidades do governo ter um candidato competitivo no ano que vem, apoiado na melhora da economia. “Gradualmente a população perceberá a melhora da economia e, a partir daí, criam-se condições favoráveis para candidatos que defendam esse projeto de reformas.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.