Cenário de fracasso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Por qualquer aspecto que se analise, a pesquisa do Instituto Vox Populi sobre a corrida eleitoral maranhense - a primeira de uma empresa nacional sobre o próximo pleito - mostra o fracasso retumbante do governo Flávio Dino (PCdoB), prestes a completar o terceiro ano de mandato. Os números revelam que a população maranhense não engoliu, ou decepcionou-se, com o discurso da mudança comunista pregada em 2014.
Dino tem pouco mais de 1/3 do eleitorado maranhenses, o mesmo que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), fora do poder há quatro anos e só agora anunciada pré-candidata ao governo.
Talvez até por saber os números do Vox Populi - mesmo porque tem institutos trabalhando para si quase que diariamente - é que Dino começou a multiplicar por mil o nível de corrupção em seu governo. Nos últimos dias, a tônica de suas ações é marcada por cooptação de partidos e lideranças em troca de cargos, liberação de convênios milionários a prefeituras vinculadas aos partidos de sua base, além do aliciamento claro de emissoras de rádio, jornais, blogs e emissoras de TV no interior.
O Instituto Vox Populi mostra um cenário ainda mais tenebroso para Flávio Dino em São Luís. Na capital, ele tem apenas a terceira colocação entre os candidatos a governador, perdendo para Roseana e para o deputado Eduardo Braide (PMN), que nem definiu se será candidato.
A população maranhense precisa agora ficar alerta com o nível de endividamento do governo, o gasto desordenado de recursos públicos e a compra de votos. Porque, já está claro por suas próprias ações, Dino vai fazer de tudo para se manter encastelado no Palácio dos Leões.

Relegados
O fechamento de questão do governo Flávio Dino pelas candidaturas a senador de Weverton Rocha e José Reinaldo fechou as portas para outros dois candidatos de sua base.
Os também deputados federais Eliziane Gama (PPS) e Waldir Maranhão (Avante) foram simplesmente ignorados pelos comunistas.
Se quiserem mesmo concorrer ao Senado, os dois vão ter que buscar outra chapa em 2018.

Em primeiro
A resposta de Eliziane Gama a Flávio Dino não veio por ela, mas pela pesquisa Vox Populi.
A deputada do PPS é a primeira colocada entre os candidatos da base do governo comunista, perdendo apenas para os candidatos da oposição, Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (PMDB).
Eliziane registra bom desempenho tanto em São Luís quanto no interior do estado.

Desempenho
O cenário das eleições para o Senado Federal trouxe uma surpresa nos números do Instituto Vox Populi.
Recém-demitido do governo Flávio Dino, o petista Márcio Jardim registrou nada menos que 9% das intenções de votos para senador.
Seu desempenho pode botar o PT no jogo sucessório, desde que suas lideranças se desinteressem apenas por cargos públicos na máquina estadual.

Grupo forte
O desempenho da chapa da ex-governadora Roseana Sarney na disputa de 2018 mostra a força do seu grupo político no Maranhão.
Além de estar empatada tecnicamente com o governador Flávio Dino, Roseana vence dele na capital maranhense.
E seus dois candidatos a senador - Sarney Filho e Lobão - são os líderes da corrida pelo Senado, em todos os cenários.

Corrupção
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) alerta que a corrupção no governo comunista de Flávio Dino não está restrita à pasta da Saúde.
Segundo ele, “há claros sinais de superfaturamento em obras na Secretaria de Infraestrutura, em todos os níveis.”
Rocha pretende levar documentos ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal e à Controladoria-Geral da União, pedindo investigação na Sinfra.

Pegadores
Durante toda a manhã de ontem surgiu nos bastidores da política a informação de que o desembargador Ney Bello havia negado um pedido da Polícia Federal sobre o governo comunista.
No meio da tarde, o magistrado negou que tivesse analisado qualquer ação relacionada ao Maranhão nos últimos dias.
Ney Bello é o relator no Tribunal Regional Federal de todas as ações relacionadas à Operação Pegadores, que descobriu desvios de R$ 18 milhões no governo Flávio Dino.

DE OLHO

R$ 3,6 milhões foi quanto o governo Flávio Dino liberou nos últimos dias em convênios para prefeituras vinculadas ao PCdoB e ao PSB.

E MAIS

• Os pré-candidatos Roberto Rocha, Maura Jorge, Ricardo Murad e Eduardo Braide ainda não têm nomes para vice e para a disputa de senador.

• O secretário Márcio Jerry disputa com o notório deputado Josimar de Maranhãozinho bases eleitorais em municípios do interior.

• Foi preciso a presença das lideranças nacionais do PDT e do DEM para que o governador Flávio Dino definisse os seus candidatos a senador em 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.