Brasileirão

Vasco quer confirmar vaga na Liberta diante da Ponte Preta

Na sétima colocação do Campeonato Brasileiro com 53 pontos conquistados, o Vasco tenta confirmar uma, até então pouco provável, classificação para a Copa Libertadores

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Nenê em treino do Vasco em São Januário
Nenê em treino do Vasco em São Januário (Nenê é o craque do Vasco)

Rio de Janeiro - Na sétima colocação do Campeonato Brasileiro com 53 pontos conquistados, o Vasco tenta confirmar uma, até então pouco provável, classificação para a Copa Libertadores neste domingo, às 17h(de Brasília), quando recebe a Ponte Preta em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela última rodada da competição. Um triunfo assegura o Cruz-Maltino, que se não vencer, vai depender de tropeços de Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG, que recebem, respectivamente, Cruzeiro, Coritiba e Atlético-MG. Os vascaínos, porém, atravessam um grande momento após terem vencido o Cruzeiro por 1 a 0, em Minas Gerais, na rodada passada.

Já a Ponte Preta está em seu irferno astral. No último domingo estava vencendo o Vitória por 2 a 0 na Bahia quando permitiu a virada, resultado que decretou seu rebaixamento. Inconformados, os torcedores invadiram o gramado do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), impedindo o término do jogo. O vandalismo resultou na interdição por tempo indeterminado no campo da Macaca. Apesar dessa realidade do rival, os vascaínos não esperam facilidades.

- Nós estamos vendo o Atlético Goianiense jogar rebaixado e conquistar grandes resultados, como foi a vitória sobre o Botafogo no Rio de Janeiro. Portanto, não existe essa questão de facilidade porque a Ponte Preta está rebaixada. Muito pelo contrário. Vamos encontrar mais problemas, porque é um time que não tem nada a perder e que vai querer dar uma resposta a seus torcedores, jogando pela própria honra. No meu ver é um duelo ainda mais complicado justamente por conta da realidade da Ponte Preta. Cabe ao Vasco trabalhar com muito empenho - comentou o zagueiro Paulão.

Sobre a melhor estratégia para vencer, o técnico Zé Ricardo, considerado um dos principais responsáveis pela arrancada quye tirou o time das proximidades da zona de rebaixamento e o levou à área de classificação para a Copa Libertadores, prega a tranquilidade.

"Temos que jogar com equilíbrio e tranquilidade durante os noventa minutos. Mesmo que a gente leve um gol, ou que o gol demore a sair. Mas o nosso principal aliado é o equilíbhrio de saber lidar com o emocional de uma decisão", disse Zé Ricardo, já sabendo que todos os ingressos colocados à venda foram vendidos.

Para este compromisso Zé Ricardo tem um problema na lateral esquerda, pois Henrique foi advertido com o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Cruzeiro e cumpre suspensão. Ele vinha substituindo Ramon, que não joga mais este ano por conta de uma cirurgia para correção de lesão meniscal do joelho direito. Assim, Alan Cardoso, terceira opção, e Gilberto, lateral-direito que pode ser improvisado, disputam posição.

Pelo lado da Ponte Preta, o técnico Eduardo Baptista procurou passar para os jogadores a importância de se despedir deixando uma boa imagem. A maioria dos atletas, porém, tem evitado o contato com os jornalistas.

A única mudança em relação ao time que perdeu de 3 a 2 para o Vitória será a entrada do zagueiro Marllon na vaga do suspenso Rodrigo, expulso diante dos baianos após provocar um adversário com atitudes obscenas.

Curiosamente, Rodrigo foi personagem no confronto entre os dois times no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no Estádio Moisés Lucarelli, que terminou empatado sem gols. Após a partida, ao ser cumprimentado pelo então técnico vascaíno Milton Mendes, o jogador empurrou o treinador, a quem responsabiliza por sua saída do próprio Cruz-Maltino. O caso foi parar na delegacia e também na Justiça. Pelo visto nem o defensor e nem o treinador, demitido algumas rodadas depois, têm bons motivos para comemorações neste fim de ano.

FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ X PONTE PRETA-SP

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de dezembro de 2017 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

VASCO: Martín Silva, Madson, Anderson Martins, Paulão e Alan Cardoso (Gilberto); Jean, Wellington, Yago Pikachu, Nenê e Paulinho; Andrés Ríos
Técnico: Zé Ricardo

PONTE PRETA: Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Jeferson; Elton, Wendel, Danilo e Léo Artur; Lucca e Léo Gamalho
Técnico: Eduardo Baptista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.