Brasileirão

Flamengo mira vaga na Libertadores contra o Santos

Cariocas só podem chegar ao adversário se vence neste fim de semana e torcer por nova derrota santista na última rodada

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Diego, meia do Flamengo, em treino no Ninho do Urubu
Diego, meia do Flamengo, em treino no Ninho do Urubu (DIEGO FLAMENGO )

Rio de Janeiro - O Flamengo ainda está em duas frentes em busca de uma vaga na Libertadores. No Campeonato Brasileiro, os rubro-negros ainda sonham com um lugar no G-4 e terão confronto direto contra o Santos, neste domingo, na Ilha do Urubu. Os cariocas só podem chegar ao adversário se vence neste fim de semana e torcer por nova derrota santista na última rodada. Para os visitantes, o empate serve para consolidar a vaga na Fase de Grupos da competição continental.

Pelo lado dos flamenguistas, o clima é de euforia após a vitória no meio de semana sobre o Junior-COL, no duelo de ida pela semifinal da Copa Sul-Americana. O triunfo deu ânimo novo ao time após o clima de tensão que prevaleceu nos últimos jogos.

Sobre a escalação, a única mudança certa será a entrada do goleiro Alex Muralha na vaga de Diego Alves, que fraturou o ombro contra os colombianos. No entanto, Rueda já adiantou que vai mexer na equipe para não sofrer com o desgaste físico.

"Mudaremos a mente para o jogo contra o Santos. Vamos refrescar a equipe em posições importantes. A confiança e a segurança de Réver. Tivemos Ribeiro, poupado contra o Corinthians. Importante voltar a recuperá-lo. Assim como outros, para ter boa mistura para as etapas finais", declarou.

Mesmo ocupando a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 59 pontos, o Santos ainda passa por um momento conturbado, afinal, o meia Lucas Lima, que não ficará no clube em 2018, foi afastado pela diretoria e não encara o Flamengo.

Apesar da pequena 'crise' na reta final da temporada, os santistas precisam apenas de um empate diante do Rubro-Negro, neste domingo, para confirmarem a vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.

"Temos que manter a seriedade. Dá a impressão de que a vaga está bem próxima, mas tudo pode acontecer. Domingo é um confronto direto. Espero que a equipe busque o resultado para garantirmos a vaga direta na fase de grupos", disse Luiz Felipe.

O zagueiro, inclusive, terá um companheiro diferente contra Fla. Com Lucas Veríssimo suspenso e David Braz ainda fora por conta de uma entorse no joelho direito, o argentino Fabián Noguera será o defensor titular neste domingo.

Além disso, o também 'hermano' Emiliano Vecchio seguirá no time na vaga do afastado Lucas Lima. De resto, a principal novidade do Peixe será a entrada do jovem zagueiro Matheus Guedes no banco de reservas. O jovem de 17 anos faz parte do time sub-20 e participou da última Copinha com o alvinegro.

"O Noguera é um cara que é sensacional, que treina todos os dias, até mais que todos. Está tendo sua oportunidade. Cabe a ele aproveitar ou não. Além disso, Matheus Guedes (zagueiro do sub-20) está indo para o banco. Gustavo Henrique e Braz estão machucados. Temos três zagueiros à disposição. Vamos ao Rio de Janeiro muito preparados para que a gente possa fazer uma boa partida", afirmou o técnico Elano.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X SANTOS

Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de novembro de 2017, domingo
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC/FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC)

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rhodolfo e Renê; Willian Arão, Gustavo Cuéllar e Diego; Mancuello, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Fabián Noguera e Jean Mota; Alison, Renato e Vecchio; Bruno Henrique, Copete e Ricardo Oliveira.
Técnico: Elano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.