Ser ou não ser

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Mesmo após a decisão da direção nacional do PSDB - até então sob o comando de Tasso Jereissati - de destituí-lo da presidência estadual tucana, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, não entrega os pontos.
Os discursos de Brandão e suas tentativas na Justiça de evitar sua retirada da presidência do PSDB refletem medo do descaso que terá por parte de seus aliados no governo.
Explica-se: Brandão sabe que sem uma moeda de troca forte, seu empenho político dos últimos anos significará nada para o governador Flávio Dino (PCdoB) e seus asseclas. Sem força partidária, para os comunistas significa um ser sem importância.
E como as pretensões do vice passam pela disputa à Câmara dos Deputados, não basta se mostrar empenhado em defender o governo. É preciso ter o que dá em troca. E pelo desenrolar de todo o processo envolvendo os tucanos, ele tem pouco o que oferecer a Dino. Pelo menos do ponto de vista prático.
O que Brandão faz agora é mostrar que mesmo em circunstância desfavoráveis estará ao lado do governador, a qualquer custo. A dúvida é se isso terá alguma importância para Dino e os demais comunistas. E outra: sem partido, ele conseguirá o apoio esperado de Flávio Dino?
Não se descarta, claro, a possibilidade de, em nome da unidade tucana, o vice decida continuar no PSDB e, assim, apoie a candidatura de Roberto Rocha a governador do Maranhão.
Dentro dos debates travados nos bastidores, Brandão continua pensando que para ele o melhor é buscar outra legenda e contar com o reconhecimento de Flávio Dino, por todo esforço e gestos feitos pelo PSDB enquanto comandou o partido.

Juízo
A Associação dos Magistrados do Maranhão reagiu à decisão do juiz Paulo Oliveira de Paula.
Para o presidente da AMMA, Ângelo Santos, não passa “de hipocrisia” a decisão do juiz de abrir mão de penduricalhos no contracheque.
Segundo Santos, todos os auxílios recebidos pelos magistrados - que podem elevar o vencimento de um juiz a ficar superior ao de um ministro do Supremo Tribunal Federal - são legais.

Críticas a aliados
O subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique Faria, chamou manifestantes contra a reforma trabalhista de desocupados.
Acontece que o movimento nacional tem a articulação do PT, PCdoB e também PDT, partido do prefeito de São Luís.
Ou seja, a crítica ao ato ocorrido nacionalmente acabou atingindo os partidos aliados de Edivaldo Júnior.

Reação
Um dos aliados do prefeito de São Luís que se manifestou contestando as declarações de Fábio Henrique foi o vereador do PT, Honorato Fernandes.
Em nota, Fernandes criticou a postura do subprefeito do Centro de criticar trabalhadores que estavam protestando.
“Repudiamos com veemência a triste e equivocada postagem do subprefeito de São Luís, Fábio Henrique, em que se refere aos trabalhadores(as), que protestam neste Dia Nacional de Luta, como desocupados”, disse o petista.

Bem representado
Os advogados maranhenses Bruno Duailibe e Bruno Castello Branco foram nomeados pelo Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Cláudio Lamachia, para figurar como membros de Comissão Especial da OAB Federal.
Duailibe vai integrar em Brasília a Comissão Especial de Direito Eleitoral, enquanto Castello Branco vai compor a Comissão de Direito Imobiliário.
Sem dúvida, a advocacia maranhense estará muito bem representada perante o Conselho Federal da OAB.

Quem manda
O senador Roberto Rocha mostrou que é o novo presidente do PSDB no Maranhão. Ele suspendeu a convenção do partido marcada para este sábado, 11.
Rocha alegou “descumprimento de normas do estatuto do PSDB” na convocação do encontro tucano.
Quem marcou a convenção para ser eleita a nova direção do ninho tucano foi Carlos Brandão, que pressionava para evitar perder o comando da legenda no Maranhão.

Vai e volta
E a novela judicial do caso de Zé Viera (PP) de Bacabal continua. Em menos de um mês, ele já foi afastado e voltou ao mandato de prefeito por pelo menos cinco vezes.
Depois de condenação por improbidade administrativa já confirmada até no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Vieira vem buscando por meio de recursos anular a sentença.
Com esses recursos, Zé Vieira já conseguiu liminares para tentar voltar ao cargo de prefeito. Já conseguiu duas vezes e nas duas ocasiões acabou derrotado.

DE OLHO

R$ 22,8 milhões é o valor recebido pela empreiteira Construservice C Empreendimentos e Construções Ltda. em contratos com a Sinfra. A empresa seria ligada ao conhecido Eduardo DP, o Imperador de Dom Pedro, já preso por agiotagem.

E MAIS

• Após mais uma decisão judicial, continua no comando de Bacabal o vice-prefeito Florêncio Neto, que assumiu no dia 30 de outubro após a Câmara de Vereadores afastar Zé Vieira.

• O ex-secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, decidiu se filiar ao PSL para tentar disputar um mandato de deputado estadual.

• A delegada Virgínia Loiola, de Imperatriz, acabou transferida pelo delegado geral após ter criticado a estrutura de trabalho do sistema de segurança do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.