Cancelamento

Novo presidente do PSDB cancela convenção no Maranhão

Senador Roberto Rocha alegou descumprimento das normas para cancelar encontro estadual, que ocorreria nesta sábado, 11

Carla Lima / subeditora de política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
A informação do cancelamento foi dado em nota oficial emitida por Rocha.
A informação do cancelamento foi dado em nota oficial emitida por Rocha. (Roberto Rocha)

SÃO LUÍS - O presidente do PSDB no Maranhão, senador Roberto Rocha, cancelou a convenção estadual para o próximo sábado, 11, em São Luís. Segundo o senador, houve descumprimento de normas previstas no estatuto da legenda.

A informação do cancelamento foi dado em nota oficial emitida por Rocha. “Houve descumprimento das normas do Estatuto imprescindíveis para sua realização da convenção”. A previsão é de que no início de dezembro, o encontro estadual tucano deve ser realizado.

Intervenção - Roberto Rocha assumiu o comando do PSDB maranhense após o então presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati, anunciar intervenção no diretório maranhense decidindo pela destituição do presidente estadual da sigla, vice-governador Carlos Brandão.

O argumento dado por Tasso foi o de que o PSDB maranhense se tornou subserviente ao PCdoB.

“Vislumbro violação à integridade, disciplina, fidelidade e ética partidária, bem como percebo a necessidade de se garantir o exercício da democracia interna, prevista no art. 2º do Estatuto Partidário. De fato, o relato posto na inicial da Representação e os documentos apresentados, denotam uma submissão do PSDB no Maranhão aos caprichos do PCdoB no Estado, cujo maior expoente é o chefe do poder executivo local”, disse Jereissati no documento.
Outro ponto do argumento usado pela direção nacional é o fato de o governador Flávio Dino declarar-se apoiador da pré-candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Realmente, causa espécie o fato da propaganda partidária do PSDB, veiculada no primeiro semestre de 2017, ter sido utilizada para exaltar ações do Governador Flávio Dino. Da Mesma forma, causa repulsa o fato de que o Governo apoio pelo PSDB oferece apoio irrestrito ao ex-presidente Lula, declaradamente pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2018”, pontuou o presidente nacional.
O pedido de intervenção foi feito pelo ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, alegando que o partido, ao ser aliado do PCdoB, não tem como seguir o projeto definido nacionalmente para o PSDB no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.