Cenários para a TV

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

A partir da entrada do ex-secretário Ricardo Murad (agora no PRP), no debate sucessório, o processo eleitoral no Maranhão ganhou novos cenários, com movimentos de governistas e oposicionistas em busca de espaços em chapas majoritárias de 2018.
A acusação de golpe maior se deu na seara governista, com o governador Flávio Dino (PCdoB) partindo para o ataque contra o ex-secretário. A partir daí, ocorreram uma série de eventos partidários menores, que podem, inclusive, alterar a chapa do comunista.
A grande preocupação de Flávio Dino é com o tempo de TV. Ele sabe que ainda corre o risco de perder legendas de peso, como DEM, PTB, PP e o próprio PSB. Para evitar isso, movimenta suas peças no xadrez de forma a evitar escapadas - ou para consolidar a aliança.
Se ficar sem esses três partidos, o governador só poderá contar com PT e PDT, já que o seu PCdoB tem inexpressivos segundos no tempo de propaganda. O comunista articula, inclusive, a entrada do deputado Waldir Maranhão no PT, o que contemplaria o partido em sua chapa majoritária.
Mas Dino articula ainda uma outra frente, esta envolvendo o PSB. Ele estimula a entrada do deputado estadual Bira do Pindaré na disputa pelo Senado. Assim, garantiria aSB em sua seara e ainda imporia uma espécie de dificuldade para o protoaliado Weverton Rocha (PDT).
Se fracassar nessas articulações, o governador corre o risco de ficar com tempo reduzido na TV durante o processo eleitoral. E ainda ter, do outro lado, oponentes com fôlego para desconstruí-lo exatamente no horário eleitoral da TV.

Impostos
O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) repudiou ontem, durante entrevista ao Programa Ponto Final, da Mirante AM, novo ajuste fiscal no Maranhão.
O ajuste foi autorizado pela Assembleia Legislativa, após aprovação do projeto de lei 262/2017, que autorizou empréstimo ao Governo de US$ 35 milhões.
- Vai mais uma vez penalizar o cidadão humilde, o trabalhador e o pequeno e médio empresário no Maranhão - disse.

Constrangido
O líder do Governo, deputado Rogério Cafeteira (PSB), passou vexame na última sessão da semana, na Assembleia Legislativa.
Ele tentou movimentar a base governista a votar de forma contrária a um projeto de Wellington do Curso (PP), que concedia a Medalha Nagib Haickel ao prefeito de São Paulo, João Dória.
O ato foi encarado como uma atitude “mesquinha” do líder, que chegou a ser repreendido em plenário. Resultado: a proposição foi aprovada em 1º turno.

Soldado
Submisso ao governador Flávio Dino (PCdoB) e acuado após ter votado por aumento de impostos, o deputado Bira do Pindaré (PSB) agiu de forma estranha na última sessão.
Tentou impedir a discussão em torno de uma inversão de pauta no Legislativo, matéria protocolar e regimental e sugeriu a mudança do Regimento Interno da Casa.
Pouco afeito ao diálogo e cada dia mais parecido ao ídolo, Bira agora tenta ir de encontro ao processo democrático de discussão legislativa. Que coisa!

Paulo Marinho
O desembargador Ricardo Duailibe determinou ontem a saída do ex-deputado Paulo Marinho do Complexo de Pedrinhas.
Acusado por dever pensão alimentícia, Marinho foi preso e trazido para São Luís em uma operação tão meteórica quanto estranha.
A decisão do desembargador mantém o ex-deputado em prisão domiciliar, em Caxias, sua terra natal.

Afastamento
O prefeito subjudice de Bacabal Zé Vieira (PP) foi afastado do cargo pela Câmara dos Vereadores.
O ato de vacância foi assinado na sexta-feira, 27, pelo presidente da Casa, Edvan Brandão, que apenas cumpriu decisão judicial que retirou os direitos políticos de Vieira.
Assumiu a Prefeitura de Bacabal o vice-prefeito, Florêncio Neto (PHS), que também poderá deixar o cargo caso seja julgado no TSE recurso eleitoral que pede a cassação do registro eleitoral de Zé Vieira.

Portal
O governo estadual divulgou imagem de como ficará a entrada de São Luís com uma estrutura para chamar atenção, principalmente, de turistas.
Essa ação é há muito tempo um pleito do vereador Chico Carvalho (PSL), que tanto em requerimentos quanto em indicação, pediu uma estrutura para destacar a entrada da capital.
O pedido do vereador é para que esse portal fosse colocado em Estiva, onde efetivamente começa a cidade de São Luís e não no quilômetro zero da BR-135, como fará o governo.

DE OLHO

R$ 18 milhões é quanto já recebeu do governo Flávio Dino, mesmo preso, o empresário Francisco Antelius Sérvulo Vaz, envolvido em corrupção em Tocantins.

E MAIS

• O PT maranhense pode até ter um representante na chapa de Flávio Dino. Será porém, mais uma vez, um indicado pelo próprio Flávio Dino.

• O PCdoB tenta convencer o secretário Márcio Jerry a abrir mão da disputa pela Câmara Federal para coordenar a campanha do partido à reeleição.

• A quem pergunta, o deputado federal André Fufuca responde com outra pergunta: “Onde está declaração minha de apoio ao governo?”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.