Jornalismo

Papa falará sobre ''fake news'' em mensagem do Dia das Comunicações

O tema da mensagem, segundo o Vaticano, será "A verdade vos tornará livres - Notícias falsas e jornalismo para a paz"; texto deve ser lançado no dia 24 de janeiro de 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

VATICANO - O papa Francisco fará um apelo à reflexão sobre as notícias falsas na mensagem pelo 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá em janeiro do ano que vem.

O Vaticano informou na sexta-feira,29, o tema da mensagem será "A verdade vos tornará livres - Notícias falsas e jornalismo para a paz". Tradicionalmente, o pontífice lança esse texto no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. O tema também foi confirmado no Twitter do papa.

Segundo o Vaticano, no documento ele vai tratar das "fake news", "as informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões".

"No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, a Igreja também quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas", indicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.