Estado Maior

Fiema de fora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

A base aliada ao governador Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa tem atuado desde a semana passada para evitar a inclusão da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) no Conselho Deliberativo criado para analisar e aprovar projetos de adesão a incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado por meio de Medida Provisória editada em julho deste ano.
A medida visa garantir isenções do ICMS aos setores da indústria e agroindústria maranhenses.
Para aderir aos incentivos, as empresas devem ter aprovação de um conselho originalmente formado por um membro da Secretaria de Indústria e Comércio, um da Seplan, um da Sefaz e um da Secretaria de Trabalho.
Na semana passada, durante debate da MP na Assembleia, o deputado Eduardo Braide (PMN) apresentou, então, uma emenda sugerindo a inclusão de um membro da Fiema no colegiado.
A proposta ganhou amplo apoio dos parlamentares, mesmo alguns governistas. Mas, quando a matéria seria votada - e provavelmente aprovada -, o líder do maior bloco governista, suplente de deputado Rafael Leitoa (PDT), colocou a bancada em obstrução, e evitou a votação. Que só deve ocorrer nesta semana, após muitas conversas no Palácio dos Leões.

Governador?!
O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, pelo visto não pretende mais ficar no PCdoB do governador Flávio Dino.
Se já era difícil que ele permanecesse na legenda tentando ser candidato a senador - ante o apoio expresso da sigla a Weverton Rocha (PDT) -, agora a permanência parece impossível.
Explica-se: em recente evento da prefeitura no povoado Carema, Gonçalo garantiu que quer mesmo é ser candidato a governador.

Ibope
O Ibope Inteligência deve iniciar em breve a coleta de dados para uma pesquisa sobre as eleições de 2018 no Maranhão.
Segundo documento obtido pela coluna, o levantamento foi aprovado na semana passada, no dia 20 de setembro.
- O projeto tem por objetivo levantar um conjunto de informações sobre o contexto eleitoral no estado do Maranhão, avaliando a atual administração estadual/federal - diz o material.

Quis faturar
Gerou forte reação negativa por parte de torcedores do Sampaio uma manifestação do governador Flávio Dino (PCdoB) após o acesso do time à Série B, no sábado, 23.
Após o empate em 1 x 1 com o Volta Redonda - o que também garantiu a equipe maranhense na semifinal da Série C -, o comunista foi às redes sugerir que foi graças a ele que o time subiu.
Torcedores bolivianos que viram a manifestação fizeram questão de lembrar que o “apoio” do governo ocorreu via Lei de Incentivo, e que o dinheiro empregado saiu de empresas privadas.

Incomodou
O lugar-tenente do governo Flávio Dino (PCdoB), secretário Márcio Jerry (PCdoB), mostrou-se incomodado com a fiscalização da coluna sobre gastos do Executivo.
No sábado, 23, após a primeira publicação da sessão “De olho”, ele foi às redes reclamar da postura do jornal, o que já era de se esperar.
Mesmo assim, continuaremos firmes no propósito de bem informar os maranhenses do destino dos seus impostos.

De olho

R$ 48 milhões é o valor do contrato firmado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) com a CCG Construções para o aluguel de caminhões e máquinas pesadas.

Mulher no comando
A Superintendência da Polícia Federal no Maranhão terá novo comandante em breve. Na verdade, nova comandante.
Segundo apurou a coluna, a delegada Cassandra Parazi - que já teve atuação no grupo de trabalho da Operação Lava Jato - será a substituta do atual superintendente, delegado Alexandre Saraiva.
Será a primeira vez que uma mulher chefiará a PF no estado.

Lista
O advogado Américo Lobato tenta forçar uma pressão no TSE pela formação de nova lista tríplice de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Uma primeira lista já havia sido enviada a Brasília, mas a corte vetou dois nomes propostos e determinou a devolução dos autos para a escolha de outros dois.
Ocorre que o processo está parado no próprio TSE desde julho e o advogado pede em ofício que a OAB-MA se manifeste, cobrando o envio do processo ao Maranhão.

E MAIS

• A proximidade das eleições para a presidência do Tribunal de Justiça tem deixado tenso o clima na corte estadual.

• Apesar de tido como candidato do governador Flávio Dino (PCdoB), o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos tem enfrentado resistências na alta cúpula comunista.

• Os moradores dos condomínios da Rua Arthur Carvalho, no Turu, têm que andar mais de 200 metros para conseguirem pegar um ônibus, após as mudanças ali registradas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.