Com uma dívida de aproximadamente R$ 170 milhões com credores e fornecedores, a Itapecuru Bioenergia, localizada no município maranhense de Aldeias Altas, atuando no segmento bioenergético, com produção de etanol anidro e hidratado, apresentou pedido de recuperação judicial da TG Agro Industrial Ltda e TG Participações S.A.
Em comunicado ao mercado, a Itapecuru Bioenergia enfatiza ter sido esse “o melhor caminho encontrado para renegociar suas dívidas”. Após o deferimento do pedido, a empresa terá 60 dias para apresentar um plano de reestruturação dos débitos aos credores e fornecedores e 120 dias após esse procedimento para discutir a aprovar a proposta.
Segundo a Itapecuru Bioenergia, as dificuldades financeiras tiveram início em 2010, em decorrência de adversidades climáticas na região onde se encontra sua produção de cana-de-açúcar (graves secas em 2010, 2012 e 2016), afetando as safras, o que demandou mais investimentos e impactando nos custos de produção.
Também teria contribuído para o agravamento da crise econômico-financeira na empresa, o fato de com o avanço da inflação em 2011, o Governo Federal ter tomado a medida de conter o aumento de preço da gasolina de forma artificial, prejudicando a competitividade do etanol e a viabilidade de sua produção.
Além dessas dificuldades, os credores da empresa passaram a ajuizar ações de execução para cobrança de créditos a quem têm direito, inclusive com pedido de penhora sobre a produção. Em vista disso, a Itapecuru Bioenergia entrou com pedido de recuperação judicial como forma de preservar a manutenção de sua atividade empresarial, os empregos gerados e os demais credores.
Controle
Controlada pelo Fundo de Private Equity Angra Infra (Angra Infra FIP), a Companhia tem capacidade industrial para o processamento de até 833 mil toneladas de cana-de-açúcar, ou 66 milhões de litros de etanol. Contribui para o desenvolvimento regional, empregando 1,5 mil trabalhadores diretos e cerca de 4,5 mil trabalhadores indiretos.
A Itapecuru Bioenergia tem como principal produto o etanol, que abastece com eficiência o mercado nacional, além de fabricar também outro subproduto, como a ração animal a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa produz sua própria energia, contribuindo assim para a manutenção do meio ambiente com a utilização de energia renovável.
Mais
Produtos da Itapecuru Bioenergia
Etanol:A agroindústria produz etanol hidratado, utilizado nos tanques dos carros movidos a etanol; e etanol anidro, que é misturado à gasolina como aditivo para abastecer os tanques dos veículos movidos a gasolina.
Energia elétrica: O bagaço da cana, resíduo do processo de fabricação do etanol, é integralmente reaproveitado. A energia elétrica proporcionada por sua queima alimenta a usina, um processo limpo que evita a utilização de combustíveis fósseis.
Subprodutos: Como subprodutos do processo de produção do etanol, a agroindústria fabrica e comercializa o bagaço da cana, usado para ração animal.
Número
R$ 170
Milhões é a dívida aproximada da Itapecuru Bioenergia com credores e fornecedores
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.