Enfermagem, propiciando assistência e cuidado ao ser humano de forma individual, na família ou na comunidade, ao longo da cronologia da história da humanidade. É a vida sob o olhar atento de dedicados profissionais em distintas culturas e períodos.
Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira britânica, pioneira da enfermagem mundial foi uma mulher de extraordinária capacidade na luta em prol do bem comum. Deixou admirável legado no universo da enfermagem sinalizando tratamentos humanizados, eficazes e que salvaguardam a vida daqueles com a saúde depauperada. O pioneirismo de Nightingale à enfermagem foi a sua contribuição no “modelo biomédico de medicina” que elucida os diagnósticos de doenças e, também no campo da estatística, com o uso do “gráfico setorial”, também conhecido como gráfico de “pizza”, que é um diagrama circular onde são visualizadas distintas informações, inclusive de outras áreas. O referido gráfico foi desenvolvido, em 1801, pelo engenheiro escocês William Playfair (1759-1823).
Nightingale, de família rica e bem relacionada na sociedade inglesa não aceitava o papel convencional das mulheres, à época, sujeitas à submissão no casamento. E decidiu dedicar-se à caridade vislumbrando a enfermagem como o seu caminho. Rompeu todas as barreiras ao anunciar sua decisão, em 1845, inclusive com sua mãe para seguir seus ideais. Acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira. No ano seguinte, em 1846, com a morte de um mendigo em uma enfermaria em Londres, Florence deu um passo decisivo em defesa de melhorias no tratamento médico e a certeza de que estava no caminho certo. Seu importante gesto lhe valeu ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, forçando o Estado a ir além do tratamento médico, na Inglaterra.
Por volta de 1854 chegam à Inglaterra relatos das péssimas condições de militares ingleses feridos na Guerra da Crimeia (1853-1856), conflito que foi travado no sul da Rússia e nos Balcãs, da qual a Inglaterra fazia parte. Florence Nightingale passa para a história como a Dama da Lâmpada, como um dos seus principais feitos e pioneira ao tratar feridos de guerra. Em outubro de 1854, Florence e mais 38 enfermeiras treinadas por ela, inclusive uma tia partiram de Londres para o front de guerra. Ela superou todos os obstáculos para fazer os procedimentos que aprendera na enfermagem, ao cuidar das feridas dos militares, à noite, se valendo apenas de uma lâmpada. Isso quase sempre sob o rigor de baixas temperaturas que é característico daquela região.
Em 1860, Florence lança as bases da enfermagem profissional com a criação da sua escola de enfermagem no prestigiado Hospital St. Thomas, em Londres: primeira escola secular de enfermagem do mundo. O Juramento Nightingale aos novos enfermeiros é feito em sua honra. E o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no dia do seu aniversário.
Em 1869, Florence Nightingale escreve o livro, Notas sobre a enfermagem: o que é e o que não é. Um marco sobre o referido tema. Cujo livro ainda hoje sinaliza, como naquela época, práticas simples para evitar infeções hospitalares e cuidados com a saúde de um modo geral. Seu livro teve impacto tão grande na Inglaterra naquele período que foi criada a Comissão Sanitária Real, para difundir práticas sanitárias nas escolas de saúde e nas forças armadas britânicas. Que mais tarde foi muito relevante no tratamento aos feridos das tropas inglesas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Isso foi muito importante naquela competição bélica de longa duração que englobou o mundo.
Nightingale recebeu várias homenagens, entre elas a Cruz Vermelha Real, em 1883, concedida pela Rainha Vitória, da Inglaterra. Em 1907, ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito do governo inglês.
Brasilmar Nascimento Araújo
Articulista e Poeta
E-mail: serradalua@gmail.com
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.