Lula

MPF denuncia Lula em processo da operação Zelotes

Para os procuradores que investigaram o caso, empresas automobilísticas prometeram propina de R$ 6 milhões ao ex-presidente em troca de benefícios ao setor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

BRASÍLIA - O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta segunda-feira, 11, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Gilberto Carvalho por corrupção passiva em um dos processos da Operação Zelotes.

Os procuradores do caso também acusam mais cinco investigados de beneficiar montadoras de veículos por meio da edição de medidas provisórias.

De acordo com a denúncia, as empresas automobilísticas teriam prometido R$ 6 milhões a Lula e Carvalho em troca de benefícios para o setor.

“Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículos MMC [Mitsubishi] e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados, franqueando aos corruptores, inclusive, conhecimento do texto dela antes de ser publicada e sequer numerada, depois de feitos os ajustes encomendados”, afirma o MPF.

Ministro Barroso será relator

de inquérito contra Michel Temer

caso envolve denúncia do MPF por corrupção em decreto que beneficia empresa

BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi sorteado como relator do pedido de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o presidente da República, Michel Temer. A suspeita envolve corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto que teria beneficiado a empresa Rodrimar, que atua no porto de Santos.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia pedido que o caso fosse sorteado para um novo relator por não ter relação com os fatos apurados na Operação Lava Jato.

Janot pediu a abertura de novo inquérito em junho, quando denunciou Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures por corrupção passiva, no caso do recebimento de uma mala de dinheiro da JBS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.