Balanço

Em oito meses, 545 mortes violentas ocorreram na Ilha

Fevereiro foi o mais violento com 85 ocorrências, seguido de março com 80; agosto fechou com 45 casos, destaque para a área do Coroadinho

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Arma de fogo foi o objeto mais utilizado nos homicídios praticados este ano na Região Metropolitana de São Luís
Arma de fogo foi o objeto mais utilizado nos homicídios praticados este ano na Região Metropolitana de São Luís (Em oito meses, 545 mortes violentas ocorreram na Ilha , )

SÃO LUÍS - Quinhentas e quarenta e cinco mortes violentas foram em registras em oito meses na Região Metropolitana de São Luís, entre homicídios, latrocínios, morte a esclarecer, em confronto com a polícia, lesão corporal seguida de morte, acidentais e no trânsito. O mês de agosto, por exemplo, foram 45, e a área do Coroadinho foi a que registrou maior número de ocorrências, com três assassinatos. O mês de fevereiro foi o mais violento com 85 casos, seguido de março, com 80, Janeiro com 79, junho 74, maio 65, abril 64, julho 53.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no último dia de agosto, foram registrados dois homicídios dolosos na capital. Uma das vítimas foi identificada como João Carlos Alves Pereira, o Buchika, de 20 anos, que alvejado com um tiro na nuca no bairro do Tibiri, e morreu no local.

Os policiais militares foram informados do crime pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e lá estiveram, isolando a área até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim), para a perícia. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia e em seguida foi liberado para os familiares.

A polícia não informou a motivação do crime. Os acusados não foram identificados e o caso vai ser investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP).

O assassinato de Carlos Emanuel Costa Sales, de 31 anos, também está sendo investigado pela equipe da SHPP e pela delegacia de Polícia Civil de Paço do Lumiar. A polícia informou que um homem, não identificado, efetuou vários tiros nas costas da vítima. O crime ocorreu na noite de quinta-feira, 31, no Conjunto Zumbi dos Palmares, em Paço do Lumiar.

Violento

A área do Coroadinho, segundo a polícia, foi a que registrou maior número de assassinatos no mês passado. O caso mais recente foi registrado no último dia 29 e teve como vítima Mário Rogério dos Santos, de 37 anos. A vítima foi morta a golpes de faca na Rua do Arame, naquele bairro.

Moradores da área informaram que no começo da madrugada desse dia, ouviram alguns homens correndo pela via gritando que era para matar Mário Rogério. A polícia esteve no local do crime, mas não conseguiu prender os criminosos.

O outro homicídio registrado na área do Coroadinho ocorreu na manhã do dia 20 e a vítima foi identificada como David Lisboa da Silva, de 30 anos. De acordo com as informações de familiares, ele estava em um bar, na Rua da Paz, naquele bairro, quando foi abordado pelo criminoso.

David Lisboa foi alvejado com um tiro na cabeça e outro na axila e morreu no local. O acusado fugiu de bicicleta. A polícia esteve no local e isolou a área até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim), que fizeram a perícia.

A terceira vítima foi Josenilson Gomes Rodrigues, de 21 anos, assassinada no dia 7. Segundo a polícia, a vítima foi agredida fisicamente por homens não identificados, na Vila Conceição, área do Coroadinho. Ela ainda foi levada ao Hospital Municipal Socorrão I, no Centro, onde morreu. A polícia está investigando o caso, mas até o começo da tarde de sexta-feira, 1º, não havia registro de prisão dos acusados.

Acidente

A polícia registrou no mês passado seis casos de mortes em acidentes de trânsito na capital. No último dia 30 ocorreram dois casos. O idoso Cristovam Mota Diniz, de 68 anos, que segundo a assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi atropelado por uma motocicleta de placas OXV-0165, no bairro Anjo da Guarda. O motociclista não teve o seu nome revelado.

O idoso, após o atropelamento, foi levado pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Socorrão I, no Centro, mas chegou à casa de saúde sem vida. O outro acidente ocorrido na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo, resultou na morte de Domingos Inácio dos Anjos, de 27 anos. De acordo com as informações da polícia, Domingos Inácio perdeu o controle de sua motocicleta ao tentar desviar de outro veículo, e bateu a cabeça no meio fio, morrendo no local do acidente.

As outras pessoas, que morreram em acidente durante o mês passado, foram identificadas como Romário de Aquino Sodré, de 27 anos; Carlos Wylken Viana Ferreira, de 21 anos; Geovane Araújo da Cruz, de 31 anos, e Denilson Santos Tinoco, de 19 anos.

Mais casos

O mês de agosto registrou 34 homicídios dolosos, duas mortes por lesão corporal seguida de morte, seis mortes em acidente de trânsito, duas mortes em confronto com a polícia e um caso de morte a esclarecer. A maioria dos homicídios foi com uso de arma de fogo.

Saiba mais

Violência também em Imperatriz

Na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, ocorreram 72 assassinatos dolosos nos oito meses deste ano. Entre esses casos, seis foram em agosto. O último caso foi registrado no dia 31 e teve como vítima Júlio Cezar da Silva Granjeira, de 25 anos.

Mortes violentas este ano na Ilha

Janeiro: 79 casos

Fevereiro: 85 casos

Março: 80 casos

Abril: 64 casos

Maio: 65 casos

Junho: 74 casos

Julho: 53 casos

Agosto: 45 casos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.