Oportunidade

Inscrições abertas para o Rumos Itaú Cultural

De hoje até o dia 3 de novembro, interessados podem se inscrever na 18ª edição do programa Rumos, plataforma de fomento do instituto para a produção artística e cultural brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Inscrições do programa forma anunciadas em coletiva de imprensa
Inscrições do programa forma anunciadas em coletiva de imprensa (Coletiva Rumos)

SÃO PAULO -Em coletiva de imprensa realizada na sede do Itaú Cultural em São Paulo, na manhã de ontem, foi anunciada as inscrições para o Rumos Itaú Cultural 2017-2018. O anúncio foi feito por Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, e Ana de Fátima Sousa, gerente de Comunicação da instituição, ao lado da atriz e presidente da Fundação de Cultura do estado do Acre, Karla Martins, e do bailarino e coreógrafo Rui Moreira – estes, membros da Comissão de Seleção.

O programa chega aos 20 anos, no momento em que o instituto completa três décadas de fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Hoje, 29 de agosto, serão abertas as inscrições para a 18ª edição do programa Rumos. A participação é gratuita e deve ser feita pelo site: rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 3 de novembro.

O resultado será divulgado até dia 28 de maio de 2018. “A cada edição do Rumos, percebemos o crescimento e o vigor dos projetos inscritos formando um mosaico do que se produz cultural e artisticamente no Brasil”, observa Eduardo Saron, diretor do instituto. De acordo com ele, o programa resulta em um rastreamento da memória artística e no mapeamento das tendências e preocupações que alimentam as análises realizadas pelo Observatório Itaú Cultural. “Comprovando a vitalidade desse cenário, o programa continua abrindo editais e buscando respostas para o desafio constante da criação, além de encontrar formas de ampliar a participação de todos os brasileiros”, conclui.

Neste ano, ferramentas de acessibilidade ampliam o alcance do edital, facilitando o acesso e a participação de surdos e pessoas cegas ou de baixa visão. Na seção “como funciona”, todas as perguntas vêm acompanhadas por um ícone de libras, a Língua Brasileira de Sinais. Ao ser acionado, um vídeo traz a questão e a resposta interpretadas nesta linguagem. Os surdos não alfabetizados em português podem enviar as suas propostas e projetos em vídeo, também em libras. O site é compatível, ainda, com os aplicativos – ou pluggins – de leitura utilizados pelos cegos.

Podem ser inscritos projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileiras em qualquer expressão artística ou intelectual, apresentados ou desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia.

Seleção

O processo de seleção dos projetos passa pela Comissão de Avaliação formada por 40 profissionais contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Os nomes desta comissão serão revelados com o resultado final. Em seguida, é iniciada a segunda fase com a Comissão de Seleção do Rumos Itaú Cultural. Os critérios de ambas as fases são a singularidade do projeto, relevância e consistência. Não há número mínimo ou máximo de projetos a serem contemplados. Esta decisão será de atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.

Os membros da Comissão de Seleção são externos ao Itaú Cultural e gerentes do próprio instituto: o jornalista, crítico de cinema e diretor do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários Amir Labaki, o músico e escritor Arthur de Faria, a jornalista, professora e pesquisadora de temas como a (in)visibilidade de grupos vulneráveis – gays Fabiana Moraes, o artista cênico, produtor cultural, pesquisador e curador Felipe de Assis, o professor, crítico de arte e curador independente Felipe Scovino, a Gerente da área de educação do Museu de Arte do Rio (MAR) Janaína Melo, a atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias Karla Martins, o jornalista, crítico e pesquisador de teatro Kil Abreu, o escritor e criador da Balada Literária Marcelino Freire, o músico Mauricio Pereira, a cineasta Paula Gomes e o bailarino e coreógrafo Rui Moreira.

Pelo Itaú Cultural, a comissão é formada pelos gerentes de núcleo: Ana de Fátima Sousa (Comunicação), Anna Montini (Jurídico), Claudiney Ferreira (Audiovisual e literatura), Edson Natale (Música), Galiana Brasil (Artes Cênicas), Henrique Idoeta (Produção), Marcos Cuzziol (Inovação), Sofia Fan (Artes visuais), Tânia Rodrigues (Enciclopédia) e Valéria Toloi (Educação e Relacionamento).

Caminhada Rumos

Para explicar o Rumos 2017-2018, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos, de 4 de setembro a 26 de outubro, passando pelas 27 capitais. O cronograma está em definição.

Desta vez, a caminhada será ampliada por uma ação diferenciada em Aracaju (SE), Boa Vista, (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Teresina (PI). Nestas localidades, o encontro será mais dinâmico de modo a lançar um olhar mais apurado, exercer uma escuta e discutir a cena cultural local, identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades. O instituto identificou nelas baixa inscrição no Rumos, refletindo questionamentos recorrentes da distância geográfica, isolamento, falta de investimento público, de informação e de distribuição de recursos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.