Meio ambiente

Semana da Sustentabilidade é encerrada com sucesso em SL

Evento organizado pela TV Mirante com o apoio de empresas parceiras, discutiu os impactos do descarte indevido de resíduos no meio ambiente, com uma vasta programação que atraiu centenas de pessoas ao Shopping da Ilha

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - A 4ª edição da Semana da Sustentabilidade, organizada pela TV Mirante com o apoio de empresas parceiras e encerrada na noite de ontem, no Shopping da Ilha, foi um sucesso e discutiu os impactos do descarte indevido de resíduos sólidos no meio ambiente. A programação consistiu, durante os dias de programação – iniciada na quinta-feira, 24, em oficinas, atividades lúdicas e palestras.

No Espaço Sesi e do Grupo Mirante, foi realizada oficina de origami, com materiais recicláveis. Segundo a orientadora da atividade, Concita Fernandes, a arte do origami estimula o potencial de sustentabilidade. “É uma arte que aproveita materiais que seriam descartados e que passam a ter uma nova utilidade e viram um belo objeto decorativo”, disse.

Em seguida, ocorreu oficina sobre o reaproveitamento de garrafas pet com crianças e adultos. Um dos jovens que integrou as atividades foi Pedro Lucas, de 12 anos, do 7º ano do Ensino Fundamental. “Na minha escola, já havia aprendido sobre como reaproveitar este tipo de material. Mas agora foi diferente e aprendi técnicas novas”, disse.

No Espaço Vale, houve oficina de plantio de horta e desafio Escape Room, uma espécie de game show interativo em que os participantes entravam em uma cabine com realidade virtual e somente teriam acesso à parte externa caso respondessem a enigmas com temática voltada para a sustentabilidade. “Com este ambiente, a pessoa se submete à resolução de enigmas montados neste ambiente virtual montado pela Vale e cujas respostas remetem a dicas sobre o meio ambiente”, ressaltou o gerente de Meio Ambiente da Vale, Edinardo Nascimento.

Já no Espaço Cemar, técnicos da empresa davam dicas sobre economia de energia. A iniciativa sobre como demonstrar as formas mais práticas de obter desconto nas contas de energia faz parte da política de conservação ambiental da Cemar, através do Mais Educação. Uma das instrutoras, Kelma de Oliveira, dava dicas sobre como manusear o globo de plasma (montagem de gases perfeitos). “Desta forma, a pessoa pode estar mais próxima dos conceitos da ciência”.

Por fim, ainda no Espaço Sesi e do Grupo Mirante, foi oferecido um buffet com pratos elaborados com alimentos reaproveitados, como cascas de laranja e banana, por exemplo. O público também aprendeu sobre o universo digital em uma exposição em que os interessados eram orientados sobre a importância da conversão do sinal analógico em digital.
“É uma tecnologia que veio para ficar e que consegue reaproveitar materiais como as antenas, podendo ser incorporadas no conversor que fará a mudança do sinal analógico em digital”, disse o técnico em Som e Imagem da TV Mirante, Álvaro Júnior.

Sucesso

De acordo com a coordenadora de Eventos do Grupo Mirante, Cristina Almeida, a Semana da Sustentabilidade foi um sucesso. “Nossa parceria com o Shopping da Ilha foi consolidada com a promoção deste evento de suma importância para a sociedade”, afirmou.
No sábado, 26, houve apresentação especial do espetáculo “Pão com Ovo”. Além disso, no Espaço Vale, foi organizada oficina de plantio de horta. No Espaço Mirante, foi promovida oficina que testou o potencial inovador dos participantes.

Mais

Tema

Este ano, a Semana da Sustentabilidade escolheu como tema a inovação, sob o prisma do “Inovar é fazer o simples”. O ambiente em que foi montada a estrutura do evento foi feito, em sua maioria, com materiais que remetem à temática da natureza. As paredes que delimitam cada um dos quatro estandes, por exemplo, são feitas de pallets com suporte para plantas naturais.
No centro do espaço, esteve posicionada uma árvore interativa, produzida em MDF, em que os participantes foram convidados a compor a copa da árvore com folhas de papel onde era respondida a seguinte pergunta: “O que é ser inovador para você?”.

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.