Sem influência

Deputados aliados de Dino votam a favor de Temer

Zé Reinaldo, Cléber Verde e Pedro Fernandes votaram pelo arquivamento da denúncia contra o presidente da República; posição dos parlamentares vai de encontro com interesses de seu aliados, o governador Flávio Dino

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Zé Reinaldo votou a favor do impeachment de Dilma e agora favorável a Temer; posição gerou críticas de auxiliar do governador Flávio Dino
Zé Reinaldo votou a favor do impeachment de Dilma e agora favorável a Temer; posição gerou críticas de auxiliar do governador Flávio Dino (José Reinaldo Tavares)

BRASÍLIA - Dos 18 deputados maranhenses na Câmara Federal, 11 decidiu votar contra o pedido de autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigasse o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Dos que tiveram o posicionamento pró-Temer, três pertencem a base de apoio do governador Flávio Dino.

Os outros seis parlamentares pertencem a base de apoio a Michel Temer e fazem oposição a Flávio Dino no Maranhão. São eles: Hildo Rocha (PMDB), Aluísio Mendes (Podemos), Victor Mendes (PSD), João Marcelo (PMDB), Sarney Filho (PV) e André Fufuca (PP).

São aliados do governador do Maranhão – que defendia a saída de Temer para que fossem feitas eleições diretas – Cleber Verde (PRB), Pedro Fernandes (PTB) e Zé Reinaldo Tavares (sem partido).

A posição dos três parlamentares deixou claro que Dino tem pouco ou nenhuma influência com os deputados federais.

Desses três, o que mais chamou atenção pelo posicionamento contrário ao do governador foi Zé Reinaldo Tavares, que é pré-candidato a senador pelo grupo de Dino. O ex-governador sempre foi visto como o tutor político de Flávio Dino desde as eleições de 2006 quando o comunista disputou uma vaga na Câmara dos Deputados.

Mesmo com essa fama, Zé Reinaldo demostrou desde quando assumiu o mandato de deputado federal que teria postura independente. As demonstrações maiores foram a votação de Tavares a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT) e agora o voto pela permanência de Temer.

As posições de Zé Reinaldo levou até que o secretário Estadual de Esportes, Márcio Jardim, ser posicionasse por meio das redes sociais questionando o motivo que o seu partido, o PT, teria para apoiar Tavares para senador.

“Com o voto de Zé Reinaldo pelo impeachment e agora a favor de Temer, me pergunto: por que o PT do MA tem que apoiá-lo para senador?”, escreveu Jardim.

Veja como cada deputado maranhense votou na Câmara Federal

Aluisio Mendes (Podemos) - Sim

André Fufuca (PP) - Sim

Cleber Verde (PRB) - Sim

Hildo Rocha (PMDB) - Sim

João Marcelo (PMDB) - Sim

José Reinaldo Tavares (PSB) - Sim

Júnior Marreca (PEN) - Sim

Juscelino Rezende (DEM) - Sim

Pedro Fernandes (PTB) - Sim

Sarney Filho (PV) - Sim

Victor Mendes (PSD) - Sim

Deoclides Macedo (PDT) - Não

Eliziane Gama (PPS) - Não

Luana Costa (PSB) - Não

Rubens Júnior (PCdoB) - Não

Waldir Maranhão(PP) - Não

Weverton Rocha (PDT) - Não

Zé Carlos (PT) - Não

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.