Fundamento

A verdade é essencial

Estamos todos precisando do amparo completo à verdade

José Carlos Sousa Silva - Advogado, jornalista e professor universitário. Membro da Academia Maranhense de Letras. E-mail: jcss@elo.com.br

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

Nunca foi fácil ser advogado e exercer a advocacia com o rigor técnico e sob o comando do Direito como ciência, que deve ser aplicado na construção da justiça e objetivando a completa paz.

No artigo 133 da Constituição da República Federativa do Brasil está explicitado: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

A regra constitucional, acima transcrita, deve ser cumprida integralmente. Fundamentado nela, o advogado, no exercício da sua profissão, merece completo respeito. O que o seu cliente lhe conta deve ser guardado como verdade e somente revelada se necessário para a correta aplicação do Direito em seu benefício e assim haja a concretização da Justiça.

O advogado sabe dizer e escrever o que for essencial e benéfico para o seu cliente.

O Professor Pedro Nunes, do Instituto dos Advogados Brasileiros, ensinou: “Verdade - conformidade perfeita da consciência e do pensamento com a vontade declarada, ou da ideia com o seu objeto. Qualidade do que é real, do que aos nossos sentidos se apresenta inequivocamente como existente.”

Fundamentado na verdade o advogado pode pedir e até exigir que o Direito seja aplicado a fim de que a Justiça seja verdadeira.

Enfim, todos os profissionais precisam e devem estar sempre amparados na verdade, que tem a sua força e o seu alcance benéfico. Desse modo, crescem no seu meio social e conseguem vencer os obstáculos que se lhes apresentarem.

Os mentirosos, às vezes, querem destaques como se estivessem amparados na verdade. A mentira não eleva ninguém a uma posição digna do respeito e da admiração num certo meio social.

É muito importante saber o que é certo e o que é errado. Aderir ao certo é a conduta melhor e por seu intermédio a pessoa realizará o bem e conseguirá punir os maus em proteção dos bons.

O Professor Teobaldo Miranda Santos sempre ensinou: “A verdade é uma relação de conformidade entre o conhecimento e a coisa conhecida. Consiste em conhecer as coisas como elas são na realidade e exprime a harmonia que deve existir entre o pensamento e o seu objeto.”

O pensamento é, sim, uma força interior do ser humano. Por isso, ele deve ser sempre bem utilizado na sua condução para o encontro do seu autor com o seu pleno sucesso na prática de ações e omissões.

Não basta o ser humano querer. É preciso saber o que quer para onde ir. Se tudo isso souber, terá sucesso desde que esteja acompanhado pela verdade.

No mundo inteiro, hoje, a verdade deve ser acolhida sempre, a fim de que ela não seja vencida pela mentira.

Estamos todos precisando do amparo completo à verdade, a fim de que a convivência no meio social não seja agredida, danificada.

Há pessoas que têm fé em Deus e se fundamentam na verdade na busca da felicidade. Por isso, sabem onde estão, para onde querem ir. São dignas da proteção eterna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.