Violência

Número de mortes no trânsito na Ilha aumentou 27% no 1º semestre

Comparativo é com o ano de 2016; levantamento feito por O Estado, com base em dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), apontou que mais da metade dos acidentes com óbitos ocorreram entre as 18h e 6h

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Acidente ocorrido em 20 de fevereiro, tendo como vítima Arthur Campos,  23 anos: colisão com poste
Acidente ocorrido em 20 de fevereiro, tendo como vítima Arthur Campos, 23 anos: colisão com poste (Acidente)

SÃO LUÍS - O número de mortes no trânsito na Região Metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) aumentou 27% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2016. É o que aponta levantamento feito por O Estado, com base nos relatórios divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP). Segundo a pasta, enquanto nos seis primeiros meses de 2016 foram registrados 36 óbitos na Ilha, este ano foram 49 casos, o que dá uma média de uma morte a cada três dias e meio.

Ainda de acordo com a pasta, 55% dos casos de óbitos nas ruas e avenidas da Grande Ilha ocorreram entre as 18h e as 6h. Segundo a SSP, 75% das mortes no trânsito aconteceram na capital maranhense (37 mortes). Outras 12 mortes foram registradas nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar (cada um com 6 óbitos).

O levantamento apontou ainda que a maioria das mortes (55% dos casos) ocorreu no trânsito da região metropolitana entre as 18h e as 6h. Este horário, apesar da redução no fluxo de veículos da cidade, é considerado por especialistas o mais perigoso em relação ao trânsito já que, especialmente aos fins de semana, é comum ver motoristas combinando álcool e volante.

Das 49 mortes no trânsito da Ilha este ano, metade foi causada por colisão. Outros 16 óbitos (ou 32,6%) dos casos ocorreram em virtude de atropelamentos. Apenas uma morte ocorreu por causa de queda de moto. Dos casos de mortes, 85% tiveram como vítimas pessoas do sexo masculino.

Considerando os óbitos por mês, junho foi o mais violento no trânsito na Grande Ilha. No total, foram registrados – de 1º a 30 – 12 mortes. Um dos casos que mais chamou a atenção aconteceu no dia 21. Um homem – identificado como Domingos Gonçalves Dutra, de 40 anos, foi atropelado enquanto aguardava para atravessar na Avenida Lourenço Vieira da Silva, no Jardim São Cristóvão. De acordo com testemunhas, o motorista (que até o momento não teve a identificação revelada pela polícia) apresentava sinais de embriaguez.

Ainda de acordo com a família da vítima, Domingos Dutra trabalhava como cobrador de ônibus. Para chamar a atenção sobre a violência no trânsito, amigos e familiares do cobrador promoveram uma manifestação, no fim do mês passado, na Cidade Operária.

Outro caso
Um caso que também chamou a atenção este ano, em relação à violência no trânsito, aconteceu no dia 9 de abril. Na ocasião, um homem – identificado pela SSP como Itamaldo Raimundo Cardoso Ribeiro, de 59 anos, dirigia um veículo modelo Palio no sentido Olho d’Água/Araçagi quando foi atingido violentamente por um veículo Corolla, que invadiu a pista contrária após capotar várias vezes.

Na ocasião, a informação preliminar era que a condutora do veículo, Elizângela Paes Ribeiro, seria servidora da Assembleia Legislativa do Maranhão, o que foi confirmado horas depois do fato, e que ela estaria sob efeito de bebida alcoólica. Dias depois, a direção da AL emitiu nota desmentindo o consumo de álcool pela condutora, já que, de acordo com a Casa Legislativa, Elizângela seria proprietária de um bar e que as garrafas de cerveja transportadas em seu veículo seriam apenas para seu estabelecimento e não para consumo próprio.

Alerta
De acordo com o coordenador da campanha SOS Vida da Maçonaria do Maranhão, Lourival Sousa, a imprudência ainda é a principal causa de acidentes no trânsito. “Trata-se de uma grande vilã do trânsito, ou seja, a forma que as pessoas ainda se portam quando estão ao volante ou na garupa de uma moto”, disse.

NÚMEROS

Mortes por mês na Grande Ilha este ano
Janeiro/17 – 4 mortes
Fevereiro/17 – 10 mortes
Março/17 – 7 mortes
Abril/17 – 7 mortes
Maio/17 – 9 mortes
Junho/17 – 12 mortes
Mortes por município em 2017 na Grande Ilha
São Luís – 37 mortes
São José de Ribamar – 6 morte
Paço do Lumiar – 6 morte
Mortes no trânsito por sexo em 2017
Homens – 42 mortes
Mulheres – 5 mortes

*Em dois casos, a SSP não identificou o sexo da vítima

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.