Festejo

Jubileu de ouro da Paróquia São Cristóvão

Quando foi fundada, a paróquia compreendia a área da Ilha de São Luís, que hoje a Arquidiocese de São Luís chama de Forania São Cristóvão

Luís Oliveira Freitas - lusof@uol.com.br

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Neste mês de julho, a Paróquia São Cristóvão, localizada no bairro São Cristóvão, anteriormente chamado de Tirirical,está em festa, pois está celebrando seu jubileu de ouro. Sua fundação oficial deu-se em 19 de julho de 1967, embora haja registros de batismo datados de 1966, realizados na região da paróquia. Ao longo desses cinquenta anos, muitas pessoas deram sua colaboração no serviço da evangelização do povo de Deus que participa de alguma de suas comunidades. Quando foi fundada, a paróquia compreendia a área da Ilha de São Luís, que hoje a Arquidiocese de São Luís chama de Forania São Cristóvão. Até 1991, as comunidades das atuais paróquias São José dos Migrantes, São Raimundo Nonato e Nossa Senhora da Boa Viagem pertenciam à Paróquia São Cristóvão.

Os primeiros padres que passaram pela paróquia foram os da congregação do Santíssimo Redentor, ou Missionários Redentoristas, cujo pároco foi o norte-americano padre João José Moffitt, que contou com a forte colaboração das irmãs de Notre Dame de Namur, sobretudo, irmã Bárbara English, que chegou à paróquia em 1963.Foi nessa época que surgiram as primeiras comunidades eclesiais de base ou simplesmente CEB’s, em São Luís do Maranhão. Os paroquianos idosos se lembram da forte animação que os padres e as irmãs juntamente com vários leigos realizavam nas comunidades dessa paróquia.

No início dos anos 1970, os padres redentoristas se retiraram da paróquia e ela foi confiada à congregação dos Missionários do Sagrado Coração, com padre Humberto Guingarelli como pároco, que ficou na função até 1988. Em seguida, padre João José Koopmans assumiu a função de pároco até fim de 1991. O último padre da congregação a ser pároco dessa paróquia foi padre Sílvio Salvadori, cuja missão ficou limitada ao ano de 1992, quando a congregação entregou oficialmente a paróquia para a arquidiocese. Convém lembrar que outros padres da congregação como padre Antonio Caratelli, padre Fernando Panico, hoje bispo emérito de Crato, Ceará, padre Fernando Cabral, além de outros também colaboraram muito na paróquia.

A partir de 1993, os padres diocesanos passaram a administrar a paróquia, agora constituída apenas pelo território das atuais comunidades na zona urbana. Os párocos diocesanos que atuaram foram: padre Felix Barbosa Carreiro (1993-1998), que construiu o novo templo da igreja matriz e a casa paroquial; padre Abraão Colins (1999-2004), responsável pela construção da capela do Santíssimo Sacramento; padre Jozimar Pinheiro (2005-2009), responsável pelos altares da igreja matriz e da secretaria paroquial); padre Manoel Júnior (2010-2016), que construiu o atual centro paroquial; e atualmente padre Orlando Ramos, que assumiu a paróquia no início de 2017 e se mostra bastante preocupado com a evangelização e a missão.

Atualmente, a paróquia conta com nove capelas e a igreja matriz, ou seja, dez comunidades eclesiais que têm uma vida bastante ativa por meio dos grupos, pastorais e movimentos. Há uma grande preocupação em manter viva a evangelização e a missão. Além do pároco padre Orlando, temos o vigário paroquial padre João Benedito e também a colaboração dos padres Missionários do Sagrado Coração, que continuam com sua casa de formação no São Cristóvão. Acreditamos, porém, que a grande força da paróquia está na atuação do laicato, por meio de suas lideranças, até mesmo porque os leigos se mantêm nas comunidades, enquanto os clérigos depois de algum tempo fazem um revezamento entre si, mudando, portanto, de paróquias.

Assim, os paroquianos têm muitos motivos para louvar e agradecer a Deus por esse importante itinerário evangelizador. Esperamos que Deus derrame suas bênçãos a fim de que a paróquia tenha vida longa e seja verdadeiramente uma comunidade de comunidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.