Riod Ayoub Jorge

Cassas de Lima: o médico dos pobres

Por onde passou, ficou conhecido como um médico vigilante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Poucos profissionais da medicina são impregnados nas virtudes e nos sentimentos do ortopedista conterrâneo Cassas de Lima.
Toda sua vida tem sido dedicada aos seus pacientes, alguns que viu pela primeira vez, e os assistindo de forma prestimosa e eficaz, a eles ficou ligado indelevelmente, é que Cassas acostumou-se a gostar e zelar pelos doentes que cuida, antes e depois de suas recuperações.
Por onde passou, ficou conhecido como um médico vigilante, desses que trocam, às vezes, à noite pelo dia. E tem sido assim, tantas vezes foi visto em plena madrugada, trilhando os corredores da Santa Casa ou chegando aos Postos de Saúde para clinicar pelo SUS, a pobres pacientes, na periferia de São Luís.
Curou colunas e membros inferiores de muitas pessoas, ameaçadas de ficarem aleijadas, além de assistir atletas de todas as modalidades esportivas, ambiente em que teve forte presença e influência por se constituir em destacado dirigente esportivo, na Diretoria do Moto Club, sua agremiação de coração e também da Federação Maranhense de Futebol, onde chegou a Vice-Presidência. Mas acima da paixão clubística, sendo um profissional responsável e fiel ao juramento de formatura, de servir a humanidade acima de tudo em todos os momentos, tem sido verdadeiramente um médico de todos os desportistas e/ou de outros ativistas.
Como todos aqueles que brilham e atingem um grande esplendor naquilo a que se dedicam, teve seus momentos de agruras e de decepções, tendo sido em determinado episódio humilhado e vilipendiado diante das autoridades, mesmo sendo inocente. Mas ao seu lado, todo tempo estiveram fervorosamente as camadas pobres da população e todos aqueles que reconhecem ser ele um homem bom e de caráter reto.
Surpreendido por um acidente na própria área e especialidade que domina, Cassas está corajosamente em recuperação cercado do carinho e do calor dos seus diletos amigos e colegas de profissão. E como médico que tratando de muitos atletas os colocou no estaleiro, para curando-os, restituí-los ao campo de luta para continuarem realizando grandes jogadas e marcando muitos gols, ele está inquieto e cheio de entusiasmo para retornar a sua caminhada profissional, orientando os mais jovens no desempenho das tarefas nas quais vierem a encontrar certas dificuldades. E a mocidade médica do ramo, o aguarda para que ele volte a ocupar o lugar que lhe cabe, de grande mestre do xadrez ortopédico.
Quem o conhece sabe bem que a palavra desistência não existe em seu dicionário de vida, onde a teimosia, a determinação e o espirito guerreiro, estas sim, tem lugar de destaque, formando uma tela, cuja moldura é uma mistura de solidariedade, compreensão, caridade e amor.
Este é o Cassas de Lima, que o Maranhão reconhece e aplaude por inteira justiça.

É odontólogo, ex-comandante da Policia Militar, ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito de Santa Luzia do Paruá

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.