Tradição

90º encontro de grupos de bumba meu boi acontece amanhã, em SL

Encontro tradicional deve reunir cerca de 300 mil pessoas na Avenida São Marçal, no João Paulo; expectativa é que cerca de 30 grupos de bumba-boi passem pela avenida, encerrando a temporada junina deste ano na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
AVENIDA São Marçal deve receber milhares de pessoas no encontro de bumba meu boi
AVENIDA São Marçal deve receber milhares de pessoas no encontro de bumba meu boi (São Marçal)

Nesta sexta-feira, dia 30, acontecerá o 90º encontro de grupos de bumba meu boi, sotaque de matraca, no bairro do João Paulo, em homenagem a São Marçal. Diferentemente de anos anteriores, a festa deste ano não será organizada pelo instituto que leva o nome do santo.

Apesar da situação, o encontro está previsto para acontecer na Avenida São Marçal, no João Paulo. A expectativa é que cerca de 30 grupos de bumba-boi passem pela via ao longo de todo o dia, encerrando a temporada junina deste ano na capital maranhense. Estimativas da Polícia Militar (PM) de anos anteriores mostram que cerca de 300 mil pessoas passaram pela avenida, seguindo os batalhões.

Organização
Este ano, um grupo de voluntários se comprometeu em organizar o encontro de bumba-boi em homenagem à São Marçal. A estrutura de palco, som e iluminação será oferecida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Sectur). Cerca de 150 policiais militares farão a segurança dos brincantes. Viaturas do Corpo de Bombeiros também serão deslocadas para dar o suporte necessário. O comércio estará de portas fechadas na região.

O primeiro encontro de bois no João Paulo data da década de 1920, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi de Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo populares, o Boi da Maioba, se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.

O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959. Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, por meio da Lei nº 4.626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

São Pedro
Hoje os brincantes de bumba-boi amanheceram na Capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus. Os integrantes dos grupos rendem homenagens ao santo para agradecer as bênçãos recebidas durante as festividades juninas deste ano. Milhares de pessoas devem comparecer a esse encontro, que se estende há várias décadas.

Segundo a programação oficial, as atividades alusivas a São Pedro começarão às 8h, com procissão marítima pela Baía de São Marcos. A concentração do ato ocorrerá às 8h, na Rampa Campos Melo, na Praia Grande. No período da tarde, às 17h, está prevista a procissão terrestre com saída prevista da Igreja de São Pedro, situada na Madre Deus.

A procissão vespertina terá como percurso a Rua de São Pantaleão, Rua do Passeio, Largo do Cemitério, Avenida Ribamar Pinheiro e retorno ao Largo de São Pedro. Após as celebrações, haverá - no Largo de São Pedro - missa campal e apresentações juninas.

SAIBA MAIS

TRÂNSITO

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai disciplinar o trânsito na área do João Paulo, onde ocorrerá o encontro dos grupos de bumba-boi. A interdição para o tráfego de veículos será feita nas seguintes vias: Avenida São Marçal (próximo à Feira do João Paulo), Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington) e Avenida Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias), com suas respectivas transversais. As interdições terão início a partir das 22h de hoje e prosseguem até a 0h de sábado (1º de julho). As interdições ocorrerão no sentido Bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, quando o trânsito será desviado na Jordoa, pela Rua 5 de Janeiro até o Elevado Alcione Nazaré, seguindo pela Avenida dos Franceses, com destino ao Centro. No sentido Centro-Bairro, serão feitos desvios na Avenida Kennedy, sendo que o tráfego será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; e a outra na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Curso Wellington, com desvio em direção à Avenida dos Franceses. A SMTT informou que a utilização de equipamentos de som nos locais indicados deverá obedecer ao que preceitua a Lei do Silêncio. No que se refere ao serviço de carga e descarga de veículos para abastecimento dos locais interditados, será permitido até as 22h de hoje. Os veículos militares, de bombeiros, de polícia, de reparos de serviços públicos essenciais e ambulâncias, assim como os veículos dos moradores das áreas interditadas devidamente identificados, terão livre acesso, de acordo com a orientação dos agentes de trânsito da SMTT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.