Rodovia

Com obras paralisadas, BR-135 terá mais R$ 82 milhões para duplicação de novo trecho

Bancada federal do Maranhão destinou dinheiro de emenda para que o trecho de Bacabeira a Miranda do Norte seja duplicado; o primeiro trecho, cujas obras foram iniciadas em 2012, está com os serviços paralisados

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Senador Roberto Rocha se reuniu com presidente do TCU para buscar solução para impasse técnico que paralisou os serviços na rodovia
Senador Roberto Rocha se reuniu com presidente do TCU para buscar solução para impasse técnico que paralisou os serviços na rodovia (Roberto Rocha)

A bancada maranhense na Câmara Federal destinou mais R$ 82 milhões para obras na BR-135. A verba será destinada à duplicação do trecho entre Bacabeira e Miranda do Norte que é de 104km. A duplicação do primeiro trecho de São Luís a Bacabeira ainda não foi concluído.

Na verdade, essa obra de duplicação – iniciada em 2012 – está paralisada. Segundo informou o senador Roberto Rocha (PSB), o motivo é um problema técnico que envolve as empresas contratas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Um tipo de material a ser usado pelas empresas e, o consequente aumento no valor da obra, pode incorrer em infração prevista no TCU.

Por isso, o senador se reuniu com o presidente do tribunal de contas, Raimundo Carreiro, para que as partes envolvidas nesse impasse técnico possam chegar a um consenso e, assim, dá prosseguimento a obra.

“Mostrei ao ministro os dados da questão e apelei à sensibilidade dele para termos uma posição técnica do órgão que possa pelo menos estabelecer a real situação jurídica, para que se busque a melhor solução técnica”, afirmou Roberto Rocha.

Obras – A previsão de conclusão da duplicação da BR-135 no primeiro trecho estava previsto para dezembro do ano passado. No entanto, não foi possível.

A bancada federal na Câmara já havia se reunido, em maio, com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, e a informação repassada aos deputados federais era de que o período chuvoso no Maranhão estava atrapalhando o andamento das obras.

“A bancada na Câmara não tem medido esforços, uma vez que destinou emendas parlamentares para este fim. Estamos unidos em prol do Maranhão e não podemos retroceder”, afirmou Rubens Júnior, coordenador da bancada federal do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.