Câmara de São Luís

Vereadores batem boca devido a caos na saúde de São Luís

Afonso Manoel, marido da secretária de Saúde do município, Helena Duailibe, e Marcial Lima debateram e trocaram acusações após críticas sobre o corte de R$ 2 milhões na verba da área na capital

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Afonso Manoel não gostou de críticas feito a sua esposa e criticou administração municipal de Grajaú, comandada por irmão de Marcial Lima
Afonso Manoel não gostou de críticas feito a sua esposa e criticou administração municipal de Grajaú, comandada por irmão de Marcial Lima (Afonso Manoel)

Vereadores de São Luís estão há dois dias em um bate boca na Câmara Municipal devido aos problemas na rede municipal de saúde. Marcial Lima (PEN) e Afonso Manoel (PRP) trocaram ironias e críticas mais fortes durante discursos na tribuna da Casa.

O debate entre os dois parlamentares começou na sessão da terça-feira, 6, quando Afonso Manoel, que é esposo da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, e que pouco é visto no parlamento, pediu que Marcial Lima comparasse a saúde de São Luís com a da Grajaú, cujo prefeito é irmão de Marcial.

"Vossa excelência não está vendo a trava que está no seu olho? Temos dificuldades sim, mas vossa excelência deveria primeiro, antes de ir à tribuna desta casa, olhar como está a saúde na gestão do seu irmão, Será que está a mil maravilhas? Uma coisa é abrir a boca e jogar para platéia; outra é assumir as dificuldades e tentar resolver a situação", disse Afonso Manoel.

Na sessão desta quarta-feira, 7, Marcial Lima decidiu responder e o bate boca voltou a Câmara.

O vereador do PEN falou sobre a postura de Afonso Manoel em 2009 quando exercia o mandato de deputado estadual de agredir verbalmente a colega de parlamento, Helena Heluy, o que resultou em uma moção de repúdio contra Manoel.

Além disso, Lima voltou a criticar a situação da saúde em São Luís e disse que Helena Duailibe pode ser criticada já que é quem administra a área na capital.

"Será que Afonso Manoel estaria tão preocupado com a Saúde se não fosse marido da Helena. Por que ele não discute a Educação? Lá na Assembleia ele partiu para cima da Helena Heluy porque na época ela criticou a então secretaria de estado da Saúde, Helena Duailibe. Portanto, não é a primeira vez que ele tem esse comportamento", enfatizou.

O assunto que resultou no bate boca entre os vereadores foi o corte de R$ 2 milhões na verba da Saúde, anunciada por Helena Duailibe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.