Brasileirão

Flamengo e Botafogo duelam pelo Brasileiro em clima de rivalidade

Equipe se enfrentam, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela quarta rodada do Brasileiro após troca de farpas de dirigentes e jogadores

Gazetapress

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Volante Márcio Araújo, que vem sendo bastante questionado pelos torcedores, em atividade do Flamengo no Ninho do Urubu
Volante Márcio Araújo, que vem sendo bastante questionado pelos torcedores, em atividade do Flamengo no Ninho do Urubu (MARCIO ARAUJO FLAMENGO )

Volta Redonda - Um clássico com altas doses de rivalidade. Assim pode ser definido o duelo entre Flamengo e Botafogo, que se enfrentam neste domingo, às 11h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Nos últimos anos a troca de farpas de dirigentes fez com que os rivais arranquem faísca quando se encontram.

Tudo começou quando o presidente alvinegro Carlos Eduardo Pereira acusou o flamenguista Eduardo Bandeira de Mello de aliciar o volante Willian Arão. De lá para cá os clubes brigaram pela Arena da Ilha, por alguns jogadores e esta semana ainda surgiu o interesse do Flamengo por Sassá. Quando o Rubro-Negro eliminou o Alvinegro do Campeonato Carioca seus jogadores falaram que os rivais teriam que ver a final pela televisão. O troco veio alguns dias depois, quando os botafoguenses aconselharam os atletas flameguistas a comprarem um sofá para verem as fases decisivas da Copa Libertadores.

A rivalidade aumentou ainda mais na quinta-feira, quando ao analisar o atacante peruano Paolo Guerrero, o centroavante Roger menosprezou o rival. “Acho ele supervalorizado, apesar de reconhecer que é um bom jogador. Mas não é tudo isso que falam. O Fred, por exemplo, é mais jogador. Mas temos no Brasil a mania de valorizar o que não é nosso. Trata-se de um atleta perigoso, que joga em uma grande equipe, mas podemos neutralizá-lo no domingo”, disse Roger.

Willian Arão também se posicionou sobre a rivalidade, que para muitos ganhou força quando ele trocou de clube. “Apesar das hostilidades que recebo nesses jogos, e que não são poucas, procuro agir com naturalidade. O Flamengo precisa pensar em vencer, pois um clássico é sempre um jogo diferente, com outra atmosfera”, disse Arão.

Na tabela de classificação existe um equilíbrio. O Botafogo, que vem de triunfo de 1 a 0 sobre o Bahia, aparece com seis pontos, um a mais que o Flamengo, que arrancou empate por 1 a 1 com o Atlético-PR no Sul.

Em termos de escalação o Flamengo terá novidades. Os meias Everton, recuperado de pisão no tornozelo direito, e Ederson, poupado na rodada passada, reaparecem, respectivamente, nas vagas de Matheus Sávio e Federico Mancuello. O meia Diego, recuperado de cirurgia no joelho direito, e Darío Conca, que ainda não jogou no ano por conta de operão na perna direita, foram liberados. Mas pelo tempo parado, o argentino não será relacionamento, enquanto que o ex-santista vai ficar como opção no banco de reservas.

Pelo lado do Botafogo, o volante Rodrigo Lindoso, com dores na coxa direita, fica de fora e sua vaga será de Bruno Silva, que cumpriu suspensão diante do Sport. Outro que volta é o lateral-direito Arnadlo, que não está inscrito no torneio mata-mata e vai ocupar a vaga do zagueiro Emerson Santos, que atuou de maneira improvisada na lateral diante dos pernambucanos. O meia Camilo, com dores no ombro direito, é dúvida e se for vetado, o lateral-esquerdo Gilson será improvisado no posto.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X BOTAFOGO-RJ

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 4 de junho de 2017 (Domingo)
Horário: 11h(de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e José Ricardo Guimaraes Coimbra (PA)

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Gustavo Cuéllar, Willian Arão e Ederson; Everton e Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, João Paulo e Camilo (Gilson); Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.