Disputa

May volta a se concentrar no Brexit após queda nas pesquisas

A conservadora, que contava com ampla vantagem nas pesquisas de intenção de voto, perdeu terreno, e eleição da próxima semana deve ter resultado apertado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

LONDRES - A primeira-ministra britânica e líder do Partido Conservador, Theresa May, voltou a se apresentar ontem como a melhor opção para negociar com Bruxelas o Brexit, após perder terreno nas pesquisas ante o trabalhista Jeremy Corbyn.

Na Escócia, o Partido Nacional Escocês (SNP) apresentou o seu programa reiterando o pedido por um novo referendo sobre a independência. O principal argumento para os apelo por uma nova votação é que os escoceses "devem poder escolher entre seguir o Reino Unido pelo caminho do Brexit, ou tornar-se um país independente", segundo Nicola Sturgeon, sua líder.

A última pesquisa publicada sobre as eleições de 8 de junho, elaborada por Survation para ITV e divulgada nesta terça, aponta uma queda substancial da vantagem dos conservadores, que chegou a ser superior a 20% e que agora é de 6% (43%-37%).

Na última semana e meia, May teve que alterar um ponto de seu programa que provocou grande polêmica e responder a perguntas sobre os cortes orçamentais nas forças de segurança após o ataque de Manchester, que deixou 22 mortos e dezenas feridos.

"Estou pronta. Estou pronta para começar. Jeremy Corbyn, não", declarou May, referindo-se às negociações de saída da União Europeia (UE), em um discurso em Wolverhampton, no noroeste da Inglaterra.

"Apenas um de nós está determinado a cumprir a vontade do povo e materializar o Brexit. E apenas um de nós tem um plano para fazer o Brexit ter sucesso", disse ela.

Eleição

May convocou a eleição antecipada com o objetivo de fortalecer sua posição nas negociações da desfiliação britânica da União Europeia –o chamado Brexit–, obter mais tempo para lidar com o impacto da separação e aumentar seu controle sobre o Partido Conservador.

Mas se ela não superar com folga a maioria de 12 cadeiras conquistada por seu antecessor, David Cameron, em 2015, sua aposta eleitoral terá fracassado e sua autoridade pode ser minada no momento em que inicia as conversas formais sobre o Brexit.

As negociações do Brexit começarão em 19 de junho, e May insistiu em tirar seu país do mercado único, colocando em risco o comércio, a fim de controlar a imigração.

Além disso, se reservou o direito de romper com as negociações, afirmando, como fez em outras ocasiões, que deixar a UE "sem acordo é melhor do que um mau acordo".

May recusou-se a participar de debates nesta campanha, mas aceitou dividir um programa de TV com Corbyn, em que ambos foram entrevistados separadamente, primeiro pelo público e, em seguida, pelo jornalista Jeremy Paxman.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.