Eleições 2018

Prefeitos temem que governo aparelhe vereadores contra gestões municipais

Executivo reunirá vereadores de todas as reuniões do estado em São Luís

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Vereadores serão chamados por Flávio Dino ao Palácio.
Vereadores serão chamados por Flávio Dino ao Palácio. (Flávio)

O governo Flávio Dino (PCdoB) realiza hoje, em São Luís, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), com a Federação dos Municípios Maranhão (Famem) e com a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, um encontro com vereadores de todo o Maranhão.

O objetivo oficial, diz material divulgado pelo Executivo, é dar aos parlamentares a oportunidade de se “aproximarem das ações do Estado e conheceram mais sobre as plataformas de governo”.

Na prática, contudo, prefeitos de várias regiões do estado temem que a ideia seja outra: aparelhar lideranças em todo o estado contra gestões municipais não alinhadas ao projeto comunista, de olho nas eleições de 2018.

Alguns desses gestores chegaram a procurar a Federação dos Municípios (Famem) pedindo acompanhamento mais próximo do desenrolar do encontro, que ocorrerá durante toda esta terça-feira no Centro de Convenções Pedro Neiva Santana.

As suspeitas dos prefeitos surgiram logo no nascedouro do evento. Antes da oficialização da programação, apurou O Estado, a ideia era a de se promover uma reunião do governador e seus principais auxiliares apenas com vereadores de municípios administrados por opositores do Palácio dos Leões.

Nada disso – A O Estado, o secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry (PCdoB), negou o mote político-eleitoral do evento. Ele ressaltou que a própria Famem está atuando em parceria com o governo para a realização do encontro.

Com o tema ‘Cidades com Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental’, o encontro é, de acordo com a Secap, “uma oportunidade para vereadores e vereadoras maranhenses se aproximarem das ações do Estado e conheceram mais sobre as plataformas de governo”.

Na programação, temas como gestão ambiental, Plano Mais IDH e apresentações de casos bem-sucedidos para troca de experiências.

Ainda segundo Jerry, o evento vai promover o diálogo do governo estadual com parlamentares dos 217 municípios maranhenses. “Estreitar laços e ouvir o que os representantes do povo têm a dizer é uma forma de construir uma política cada vez mais voltada para o cidadão”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.