Pedrinhas

Três dias depois, Seap ainda altera quantitativo de fugitivos

Ontem, foi divulgado que o total foi de 36 evadidos, sendo que antes houve um ranking dando conta de 34 fugitivos (na terça-feira, 23) e ainda um primeiro com 32 apenados (na segunda, 22)

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Os primeiros fugitivos que foram recapturados ainda na noite de domingo, logo depois da explosão do muro.
Os primeiros fugitivos que foram recapturados ainda na noite de domingo, logo depois da explosão do muro. (Três dias depois, Seap ainda altera quantitativo de fugitivos)

SÃO LUÍS - Ontem, três dias após a explosão do muro da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), antigo Centro de Detenção Provisória (CDP), em Pedrinhas, e de uma fuga em massa de apenados, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) ainda divulgava alterações na lista com o quantitativo de fugitivos. Ontem, foi divulgado que o total foi de 36 evadidos, sendo que antes houve um ranking dando conta de 34 fugitivos (na terça-feira, 23) e ainda um primeiro com 32 apenados (na segunda, 22).

O delegado Thiago Bardal, superintendente da estadual de Investigações Criminais (Seic), que recebeu as informações e as repassou à imprensa, disse que não foi informado pela Seap sobre o porquê da diferença apresentada pela lista.

A fuga está sendo investigada pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), órgão ligado à Seic. O delegado Thiago Bardal, superintendente da estadual de Investigações Criminais (Seic), informou ontem que 15 já tinham sido recapturados e ainda faltavam 16. Cinco envolvidos na fuga tinham morrido ao trocarem tiros com os policiais. “Entre os foragidos, cinco respondem por assalto a bancos e são de alta periculosidade”, destacou Bardal.

Nova lista

O delegado Bardal informou que na segunda-feira, 22, recebeu da Seap uma lista constando os nomes de 32 internos do antigo CDP, que tinha fugido. A polícia começou a investigar e constatou que havia três nomes no documento, Marcos Alex Serra Lisboa, Ludmaylon Costa Barros e Werdson Dayvid da Silva Melo, que não tinham escapado da unidade prisional. A polícia também observou que um dos foragidos, Ivan Pereira de Jesus, o Negro Drama, não constatava na primeira lista divulgada pela Seap.

Negro Drama, em companhia de outros fugitivos, Emerson Ferreira Santos e Rone Peterson Silva, foram presos na noite de terça-feira, 23, na Vila Luizão, pela Polícia Militar. Thiago Bardal disse ainda que a Seap, nesse dia, encaminhou uma nova lista, na qual havia 34 nomes de presidiários que teriam fugido. “A Seap enviou agora outra lista com um total de 36 nomes de foragidos de Pedrinhas”, declarou o superintendente da Seic.

Recapturados

Bardal informou ainda que a polícia está trabalhando para identificar os autores dessa ação criminosa, que teve o objetivo principal de resgatar sete acusados de roubos e assaltos a bancos, identificados como Renato Costa Sousa, Paulo de Caldas Santos, Wanderluz Gomes da Silva, Ronath Correia Coelho, Waldemir Laurindo Flores, Fernando Machado Vasconcelos e Cláudio Kelson de Sousa Rodrigues.

Ainda no dia do fato, a polícia conseguiu recapturar seis fugitivos e dois morreram em confronto, identificados com Jocimar Pires Mendonça e Geandro Silva Santos. Na madrugada de segunda-feira, militares conseguiram localizar mais três criminosos, entre eles Sebastião Araújo de Almeida, morreu trocando tiros com os policiais, no Itapera, área do Quebra Pote. Com esses criminosos, a polícia apreendeu um revólver calibre 32 com numeração raspada, dois estojos de munição e um veículo Uno prata. Este carro teria sido tomado de assalto no dia 18, por envolvidos da ação da explosão.

Na última terça-feira, mais três bandidos foram recapturados, identificados como Alisson Pereira Lima, de 22 anos; Kássio Girdel Carvalho Ribeiro, de 33 anos, e Paulo de Caldas Santos. Os dois primeiros foram localizados por policiais do Serviço de Inteligência do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM). De acordo com o tenente-coronel Jácio, que comanda a unidade, os criminosos estavam em uma casa nas proximidades de uma área de mangue na comunidade Santa Helena, no Quebra-Pote, zona rural de São Luís. Os dois foram levados para a Seic, no Bairro de Fátima.

Confronto

Também na terça-feira, 23, ocorreu um confronto entre fugitivos de Pedrinhas e policias, na Vila Conceição, no Calhau. Nesse tiroteio resultou em dois agentes da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) baleados, mas não correm risco de morte, e dois criminosos morreram, identificados como Ronalth Correa Coelho, o Bebezão, de Goiás, e Valdemir Laurindo Flores.

Ainda nessa incursão policial foram presos Edilene dos Santos Cruz e Leonilson dos Santos Nascimento, o Codó. A polícia informou que esse criminoso é suspeito de comercializar droga no bairro e de ter abrigado os dois fugitivos. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Com o traficante os policiais encontraram uma pistola 9 mm, um revólver calibre 38 e muita munição.

Divergência

Em nota enviada ontem pela assessoria de comunicação, o governo informou que na madrugada de ontem, o Esquadrão Garra recapturou, no Turu, mais três fugitivos do Complexo Penitenciário. Ivan Pereira de Jesus (Tocantins), Roni Peterson Silva (Minas Gerais) e Jhemisson Ferreira Santos (Pará). Com essas prisões, as forças de segurança do Governo do Estado chegam a 15 detentos recapturados. Outros 12 internos continuam foragidos e cinco morreram em confronto com policiais.

NÚMERO

36

Foi o número de apenados divulgados ontem como os que fugiram do antigo CDP, no último domingo, mas 15 já foram recapturados, cinco morreram em troca de tiros com a polícia e 16 continuam soltos.

Entenda

Fugitivos do antigo CDP

Foragidos:

Gealison de Jesus Carvalho, Edvandro Pereira Araújo, Pedro Cesar Pereira Paz, Claudio Kelson de Sousa Rodrigues, Vanderluz Gomes da Silva, Fernando Machado Vasconcelos, Antônio Anderson Miranda de Araújo, Raimundo Bruno dos Santos Carvalho, Renato Costa Sousa, Ronaldo Mourão Teixeira, Fábio Lima Silva, Wellington Monteiro dos Santos Alves, Germano Cesar Oliveira, Joilson de Jesus Martins Moreira, Thalisson Henrique Rodrigues Cardoso.

Mortos em confronto:

Jocimar Pires Mendonça, Geandro Silva Santos, Sebastião Araújo Almeida, Valdemir Laurindo Flores e Ronath Correia Coelho

Recapturados:

Kássio Girdel Carvalho, Luis Domingos Pinto Machado, Alisson Pereira Lima, Ivan Pereira de Jesus, Arthur Antunes Tavares de Almeida, Edinaldo de Jesus Oliveira Silva, Paulo Caldas Santos, Gleidson dos Anjos Santos, Francisco Wallisson Moreira da Conceição, Edmar Moraes de Aquino, Raimundo Rosa dos Santos Filho, Roni Peterson Silva, Marcos André Moraes Silva, Jadailson Braga Ferraz e Jhemisson Ferreira dos Santos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.