Fuga

Fuga de 4 presos de Pedrinhas é investigada em Sindicância

Fugitivos serraram as grades da Unidade Prisional de São Luís, antigo CDP, na quarta-feira e até ontem não tinham sido recapturados; Seap afasta agentes que trabalhavam na hora da fuga e manda abrir sindicência

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Unidade Prisional de Ressocialização de ontem os quatro presos fugiram
Unidade Prisional de Ressocialização de ontem os quatro presos fugiram (Fuga de 4 presos de Pedrinhas é investigada em Sindicância )

Treze presidiários já conseguiram fugir do Complexo Penitenciário de Pe­drinhas este ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O último registro de fuga ocorreu na noite de quarta-feira, 8, na Unidade Prisional de Resssocialização (UPR) de São Luís, antigo Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, envolvendo quatro detentos, identificados como Adeilton Alves Nunes, Cícero Cesário da Silva Filho, Gleydson Pereira Júnior e Wanilson da Silva Berredo.


A Seap informou ainda, por meio de nota, que já foram afastados de suas funções e conduzidos para prestarem esclarecimentos os dois agentes de segurança penitenciária, que estavam de plan­tão quando os quatro internos fugiram da unidade prisional.


Já a Supervisão de Segurança Interna (SSI) do presídio declarou que os detentos serraram as grades e usaram uma espécie de escora de madeira para alcançar o muro e ter acesso à BR-135. A fuga foi comunicada à polícia para que auxilie na recaptura dos internos. Uma sindicância será aberta para apurar as circunstâncias da fuga e aplicar as sanções, caso seja confirmado o envolvimento dos servidores.

Outras fugas
No dia 7 de março deste ano, os presos Rafael Serra e Antônio Assunção Sales foram recapturados por agentes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop). Eles haviam fugido por volta das 5h20 desse dia da Casa de Detenção (Cadet) de Pedrinhas. Em fevereiro, no dia 24, foi recapturado o detento Francielton Gonçalves dos Santos, que havia fugido pela manhã da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas.


Ele foi localizado por agentes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP), que desde o instante da fuga iniciaram uma operação, visando localizá-lo. Fran­cielton dos Santos estava escondido em uma invasão, nas imediações do Complexo de Pedrinhas, e foi reconduzido à unidade prisional, onde respondeu a Processo Disciplinar Interno (PDI).


Em janeiro ocorreram dois registros de fuga envolvendo sete presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e até ontem não tinham sido recapturados. Um desses registros ocorreu no dia 17 com a fuga de Carlos Albert Mesquita dos Santos, Sebastião Soares da Silva, Joaquim Neto Alves Leal e Carlos Jorge Ferreira. Eles usaram a tubulação de esgoto do Presídio São Luís I para escapar.
O outro caso ocorreu no dia 11 de janeiro e os fugitivos foram identificados como Alisson de Jesus Costa Pavão, Elinelson Lima Pereira e Nilton César Santos Marques Júnior. Eles fugiram da Penitenciária de Pedrinhas utilizando uma “Tereza”.

NÚMERO

13

É o número de presidiários que já conseguiram fugir do Complexo Penitenciário de Pedrinhas durante este ano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.