Fuga

Doze presidiários fogem de Pedrinhas; um é recapturado

Grupo que trabalhava na fábrica de blocos e bloquetes de concreto, aproveitou um descuido da vigilância e abriu um buraco na parede do prédio por onde escaparam

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Agentes penitenciários disseram que os fugitivos eram a maioria da Unidade Prisional São Luís 2 e do regime semiaberto.
Agentes penitenciários disseram que os fugitivos eram a maioria da Unidade Prisional São Luís 2 e do regime semiaberto. (FABRICA PEDRINHAS )

SÃO LUÍS - O clima voltou a ficar tenso no sistema penitenciário do Maranhão. Na sexta-feira de Carnaval, 24, 12 presidiários conseguiram fugir em plena luz do dia quando estavam desenvolvendo atividades na fábrica de blocos e bloquetes de concreto, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Até o fim da tarde de sexta-feira, a polícia havia capturado apenas um dos fugitivos, nome não revelado.

Os fugitivos foram identificados como André Luis Sousa de Lima, Walisson Cutrim Mota, Wesley Oliveira Soares, Ruan Murilo Almeida Silva, Pablo da Rocha Magalhães, Fábio Ricardo Chagas, Wagner Neris Correa, Mizael Rocha Araújo, André Luis Sousa Lima, Antônio Carlos Sobral Rocha ou Antônio Carlos Sobral da Rocha, Jones Fonseca Marques ou Rodrigo da Silva e Joelson Pereira dos Santos.

A fuga foi confirmada pela polícia. O comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, major Mauro, informou que por volta das 13h as guarnições da PM foram solicitadas via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para fazer rondas na área de Pedrinhas em busca dos fugitivos da unidade prisional.

Agentes penitenciários disseram que os fugitivos eram a maioria da Unidade Prisional São Luís 2 e do regime semiaberto. Eles aproveitaram o momento em que estavam trabalhando na fábrica de blocos e bloquetes de concreto para escaparem. Os internos aproveitaram a distração dos agentes e conseguiram fazer um buraco no muro do prédio utilizando as ferramentas de trabalho.

Eles tiveram acesso ainda à rede de esgoto da unidade prisional para chegarem à área de matagal, no fundo do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No fim da tarde de sexta-feira, 24, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota, que foi recaptura de um dos detentos que havia fugido do Complexo Penitenciário São Luís. “Ao todo, 12 detentos beneficiados com o trabalho interno, praticaram abuso de confiança, e fugiram no início da tarde desta sexta-feira (24) durante expediente de trabalho”, diz a nota.

Ainda informaram que a Seap e as Polícias Civil e Militar estão na busca dos outros 11 fugitivos. A Justiça também já foi notificada para que aplique as sanções cabíveis aos envolvidos, entre as quais a regressão de pena. Será aberta investigação interna para esclarecer as circunstâncias que permitiram a fuga.

Túnel

Um grupo formado por 10 pessoas, sendo sete maiores e três adolescentes, foi detido no dia 5 de dezembro do ano passado, após fazerem um túnel que facilitaria a fuga de presos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) VI (antigo Centro de Detenção Provisória - CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Cerca de 20 detentos escapariam pelo túnel.

A prisão dos responsáveis pela escavação foi feita por militares do 6º e 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O túnel saia de uma residência localizada na Travessa 2 da Vila Progresso indo em direção à UPR VI de Pedrinhas, uma vez que o imóvel se localiza atrás da unidades prisional. A escavação começou há cerca de um mês e o túnel já tinha aproximadamente 20 metros de profundidade. O plano de fuga foi elaborado pela mulher Teresa Regina Silva Pereira, de 29 anos de idade. Ela seria companheira de um dos presos, Wendel Viveiro Pereira, conhecido como Fidel, que se encontra na unidade prisional respondendo pelo crime de homicídio.

Saiba Mais

Relação dos fugitivos

- Wagner Neris Correa

- Jones Fonseca Marques

- Walisson Cutrim Mota

- Fábio Ricardo Chagas

- Pablo da Rocha Magalhães

- André Luís Sousa de Lima

- Ruan Murilo Almeida Silva

- Joelson Pereira dos Santos

- Antônio Carlos Sobral Rocha

- Wesley Oliveira Soares

- Mizael Rocha Araújo

Número

12

Foi o número de detentos que fugiram na sexta-feira de Carnaval do Complexo Penitenciário de Pedrinhas; um foi recapturado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.