Meio ambiente

Sustentabilidade é a moda no design de interiores

Móveis em madeira de demolição ou feitos de paletes deixam ambientes bonitos e provam que um bom projeto pode ser também amigo no meio ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Mesas de centro feitas com pneu mostram que material alternativo pode ter classe e refinamento
Mesas de centro feitas com pneu mostram que material alternativo pode ter classe e refinamento (pneu decoração sustentavel)

O design sustentável está conquistando espaço no mercado brasileiro. Na medida em que as pessoas tornam-se mais conscientes do que querem para o planeta, cresce também a necessidade de consumir produtos que causem o mínimo de impacto na natureza, a fim de preservar o meio ambiente.

“Se isso não for respeitado, as consequências serão sofridas por nós mesmos. Isso não significa que devemos sacrificar um bom desenho, mas sim fazer uma combinação entre ética e estética, integrando beleza e responsabilidade ecológica”, enfatiza a designer de interiores Adriana de Lima.

Segundo a designer, repensar as questões ambientais e o futuro das gerações vindouras deve ser diretamente proporcional à procura de inovações que possam aliar práticas inovadoras para evitar a escassez dos recursos naturais. “O que caracteriza uma prática inovadora é a sua di­ferenciação em relação às práticas já existentes. Um exemplo de prática inovadora seria o uso de materiais alternativos”, exemplifica Adriana de Lima.

Mercado

Empresas diversas, em especial as que desenvolvem produtos de design, estão de olho e tomando ações necessárias para direcionar os esforços no sentido de reduzir e prevenir o uso de materiais que contenham substâncias nocivas ao meio ambiente. Uma forma de fazer isto é encorajar as pessoas a procurarem soluções inovadoras para o descarte de objetos de difícil decomposição e reutilizá-los em projetos criativos.

Adriana de Lima diz que há diversos materiais que estão fazendo sucesso dentro do design de interiores sustentável, a exemplo dos paletes, que são estrados de madeira usados para transporte de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, objetos em geral e demais produtos perecíveis. São peças que podem ser recicladas, pintadas e transformadas em lindos móveis, como sofás, mesas de centro, camas e o que mais a criatividade mandar. O uso do palete como uma alternativa de reaproveitamento já se espalhou pelo mundo e quando bem elaborados, os móveis ficam bastante charmosos e de baixo custo.

“Ao contrário do que muitos pensam, os paletes não ficam bem apenas para ambientes rústicos. Com uma boa pintura, a peça se transforma em um móvel bastante elegante, capaz de combinar com móveis novos e modernos”, destaca a designer.

Possibilidades

Com o avanço dos transportes, a utilização dos pneus causou um impacto ambiental, gerando transtornos para a saúde e na qualidade de vida das pessoas. Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a reciclagem e reaproveitamento. Além da reciclagem para usos industriais, como asfalto, pequenas empresas e pessoas criativas têm utilizado o pneu para a criação de móveis e utensílios que são bastante duráveis, além de bonitos.

Os pneus podem também ser pintados, proporcionando infinitas possibilidades para o seu uso, seja na decoração de jardins, confecção de móveis, ou utensílios em geral.

Vidros eletrocrômicos são novidade no mercado. Eles permitem o controle do quanto uma área será iluminada e transparente a radiação solar na fachada, ou mesmo entre ambientes internos. Os desenvolvedores da tecnologia estimam que ela pode economizar em mais de 25% os gastos com ventilação e ar-condicionado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.