Eleição

PT entra na reta final para definição de novo comando no Maranhão

Congresso estadual está marcado para o dia 7 de maio, quando delegados escolhidos em eleições municipais votarão para presidente

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Lidernaças agora buscam votos de delegados
Lidernaças agora buscam votos de delegados (PT)

Os militantes do Partido dos Trabalhadores devem se reunir novamente em uma semana para dar continuidade ao Processo de Eleições Diretas (PED) que definirá o novo comando da legenda no Maranhão. Está marcado para o dia 7 de maio o Congresso Estadual da sigla.

Apesar do nome, as eleições são, na verdade, indiretas. Isso porque há um mês os filiados de todo o estado votaram para a escolha das direções municipais. Na ocasião, elegeram, também, delegados que participarão do Congresso.

São eles que votarão para a escolha do novo presidente do partido no Maranhão e, ainda, para a definição de um último grupo de delegados, estes com a missão de votar pelo novo comando do PT Nacional, em congresso a ser realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho.

Apoios - Para o comando estadual, estão concorrendo o deputado estadual Zé Inácio – que tem o apoio do atual presidente, Raimundo Monteiro; Augusto Lobato – com apoio do deputado federal Zé Carlos; e, ainda, Eri Castro, Paulo Romão e Francimar Lima. Nas últimas semanas, após a definição de delegados, os candidatos intensificaram as suas campanhas.

Um aspecto na disputa deste ano chama atenção no partido: todos os candidatos ao comando estadual apoiam eventual aliança com o governador Flávio Dino (PCdoB), que no próximo ano deve disputar a reeleição.

Dino guarda a expectativa de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consiga se candidatar à Presidência da República e apoie a sua reeleição no estado. O PSDB, neste caso, que tem hoje no Governo o atual vice-presidente, Carlos Brandão, seguiria outro caminho.

Delegados – Após a contagem de votos das eleições municipais, a direção estadual do PT oficializou, há pouco mais de uma semana, o resultado final para a escolha dos delegados que estão aptos a votar no Congresso Estadual.

Com 4.191 votos, a chapa “É Mudança, Lobato presidente”, de Augusto Lobato, terá direito a levar 100 delegados. A chapa de Zé Inácio ficou em segundo, 3.976 votos e o direito de levar 94 delegados. Na sequência aparecem as chapas de Francimar, Paulo Romão e Eri Castro.

Como a vantagem de Lobato sobre Zé Inácio é de apenas seis votos, ambos terão que intensificar a busca pelo apoio dos outros 66 delegados se quiserem garantir a vitória.

Resultado final

Chapa Mudança Lobato Presidente, de Augusto Lobato – 100 delegados – 4.191 votos

Chapa MA Mais Justo para Todos e para Lula, de Inácio – 94 delegados – 3.976 votos

Chapa CNB na Luta 2018, de Francimar – 39 delegados – 1.623 votos

Chapa Lula Presidente, de Paulo Romão e Márcio Jardim – 21 delegados – 904 votos

Chapa Piracema , de Eri Castro – 6 delegados – 244 votos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.