Semana Santa

Missa do Lava-Pés marca o início do Tríduo Pascal

Último ato da vontade de Jesus Cristo, antes de Sua morte e ressurreição, foi reproduzido durante missa na tarde de ontem, na Catedral da Sé, em São Luís

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

[e-s001]O último ato da vontade de Jesus Cristo antes de sua morte e ressurreição – o lava-pés – foi encenado na tarde de ontem, na Catedral da Sé (Paróquia Nossa Senhora da Vitória). A celebração, realizada na Quinta-Feira Santa, lembra também a última ceia com os apóstolos e é descrita co­mo um dos ritos mais importantes da Igreja Católica.

Vários fiéis participaram da celebração, presidida pelo pároco César de Souza. Ele destacou a importância do ato. “Hoje [on­tem] se inicia o Tríduo Pascal, ou seja, o momento em que os católicos refletem sobre a importância da morte de Cristo e os ensinamentos da Igreja Católica. É o momento mais importante do ano para toda a Igreja”, disse.

“Hoje [ontem] se inicia o Tríduo Pascal, ou seja, o momento em que os católicos refletem sobre a importância da morte de Cristo e os ensinamentos da Igreja Católica. É o momento mais importante do ano para toda a igreja”, Padre César de Souza
Durante a celebração, foi feita a leitura do Evangelho com menção ao ato do Lava-Pés. A reflexão do texto também mencionou o gesto de humildade de Jesus Cris­to, que, para ensinar este sentimento aos católicos, decidiu simbolizá-la lavando os pés de seus discípulos. “Foi com este gesto que Jesus nos ensinou sobre a importância de respeitar uns aos outros”, frisou o padre.

Após às reflexões, o padre Cé­sar – de forma simbólica – lavou os pés de fiéis que representaram os apóstolos. Um deles foi o empresário Vanderlan Rolim. “Eu co­mo católico fiquei honrado por participar de um rito como este tão importante”, disse.

[e-s001]Devoção e fé
A aposentada Rosário Soares, de 80 anos, mesmo com as limitações físicas em decorrência da idade, esteve presente à celebração. “Eu sempre tive este costu­me, de ir às missas e acompanhar todas as celebrações.

Por causa de alguns problemas de saúde, nossa ida até estes locais passou a ficar mais restrita. Mas Deus é tão maravilhoso que me deu a chance de estar aqui novamente”, disse.

Sexta-Feira Santa
Hoje, 14, várias paróquias da capital maranhense lembrarão a Sexta-Feira Santa, que, de acordo com a tradição católica, simboli­za o dia em que Jesus Cristo foi crucificado.

Na Catedral da Sé, por exemplo, a encenação da Via Sacra ocorrerá a partir das 15h. Às 16h, acontecerá a narrativa da Paixão do Senhor e, às 17h, a Procissão do Senhor Morto.

Já na Paróquia de São Paulo Apóstolo, a partir das 14h30, será encenada a Via Sacra por ruas do bairro São Francisco. Às 16h, ocor­re a celebração da Paixão do Senhor. Por fim, ocorre a Procissão do Senhor Morto, rito em que os católicos também fazem referência à morte de Cristo.

Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, a procissão em que será feita a encenação da morte de Jesus Cristo acontecerá a partir das 17h. Antes disso, às 15h, ocorrerá uma missa. A Igreja de São Pantaleão, no Centro, também terá programação hoje (14). A partir das 15h, haverá Adoração do Senhor e o Espetáculo Via Sacra às 16h.

SAIBA MAIS

Programação Sexta-Feira Santa em algumas paróquias

Catedral da Sé
15h – Encenação da Via Sacra
16h – Narrativa da Paixão do Senhor
17h – Procissão do Senhor Morto

Paróquia São Paulo Apóstolo
14h – Via Sacra
16h – Celebração da Paixão do Senhor e Procissão do Senhor Morto

Igreja Nossa Senhora da Conceição
15h – Missa
17h – Procissão com a encenação da morte de Jesus Cristo

Igreja de São Pantaleão
15h - Adoração do Senhor
16h - Espetáculo Via Sacra

Fonte: Arquidiocese de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.